‘Gestão da carga emocional e cognitiva nas empresas’ é título de curso EAD em 12 módulos da Universidade Proteção. Nas aulas, os alunos entram em contato com os conceitos fundamentais em ergonomia cognitiva, tais como: percepção, memória, raciocínio e tomada de decisões, os quais formam a base técnica e científica para compreensão e análise da carga mental nas atividades de trabalho nas empresas. Além disso, reconhecem e aprendem sobre conceitos que fazem parte da ergonomia do futuro, como a usabilidade e ergonomia 5.0.

A compreensão dos fatores que impactam negativamente a confiabilidade humana, predispondo o trabalhador ao erro e a dor, complementam e contribuem, sobremaneira, para as análises e a gestão de tais situações. Por fim, os alunos aprendem como fazer um programa de qualidade de vida, voltado para a saúde integral do trabalhador nas empresas, o qual vai além da ergonomia física, de tal forma que sua atuação seja no sentido de, também, mitigar os riscos de uma sobrecarga emocional e cognitiva.

Conteúdo programático

Avaliação e implicação da dor em ambiente de trabalho.

Gestão prevenção do erro humano.

Avaliação e monitoramento da carga emocional/cognitiva.

Gestão de programas de qualidade de vida emocional.

Professores

Bruno Fracasso é ergonomista, fisioterapeuta do trabalho, pós-graduado em ergonomia, fisioterapia do trabalho, fisioterapia forense e gestão de pessoas e liderança coach, mestre em gestão em saúde, doutorando em neurociência, assistente técnico pericial e professor.

Claudia Nammour Rossi é ergonomista, fisioterapeuta, com pós-graduação em neurociências, consultora, professora e diretora da CN Rossi Ergonomia.

Mais informações e inscrições aqui.