As dúvidas e angústias compartilhadas nos divãs pelos pacientes são parecidas com as do próprio analista, como revela o novo livro de Tiago Mussi: ‘O ano em que me tornei psicanalista’. O texto traz a trajetória dele como psicanalista, com ênfase no período em que fez sua formação na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), ligada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA), da qual é membro. O autor é psiquiatra com mestrado em psicologia pela Université Paris 13.

Considerado um ensaio de formação por Mussi, o livro parte da autoficção para explicar os mistérios que cercam o ofício. Ao expor os bastidores sem medo, ele convida o leitor a testemunhar a formação de um analista, a partir dos relatos sobre sua primeira paciente, e os obstáculos que precisa vencer diante dos jogos sutis da transferência. Ao mesmo tempo, ele lembra da infância, fala dos questionamentos feitos na própria análise e detalha a supervisão recebida por uma analista mais experiente.

Na apresentação, o psicanalista e membro da Société Psychanalytique de Paris (SPP) Admar Horn afirma que os profissionais se tornam “psicanalistas, entre outras coisas, por causa da relação entre psicanálise e verdade”, e que essa “é o alimento da alma”.

“Talvez a escrita seja, ao lado da psicanálise, a única forma possível para desvelar o que se esconde sob o sentido manifesto das palavras. Será? Assim me parece. Se por um lado tanto o exibicionismo quanto o voyeurismo me impediriam de ir além do que Freud foi ao revelar seus próprios desejos em ‘A interpretação dos sonhos’, por outro, a escrita, e, sobretudo a escrita da psicanálise, poderia me libertar”, escreve Mussi.

Em outro momento, o autor conta como a obra estabelece uma ligação entre ele e as pessoas citadas na história, como seu analista e sua supervisora, para falar também de como os ofícios de escritor e de psicanalista se aproximam: “Poderia dizer, à maneira de Lacan quando falava da família, que somos escritos pelo livro, mais do que o escrevemos”. Além de ‘O ano em que me tornei psicanalista’, Mussi escreveu ‘Onde os paranoicos fracassam’ (romance) e ‘Por que os loucos escrevemos livros tão bons?’ (contos). Em 2016, recebeu o Prêmio Rio de Literatura por ‘Tão fútil e de tão mínima importância’ (romance).

Ficha técnica

Título: O ano em que me tornei psicanalista

Autor: Tiago Mussi

Editora: Blucher

Páginas: 134