Meu marido ainda é muito resistente em fazer uma terapia de casal. Como lidar com isso e fazer ele entender que pode ser bom para a relação?

É comum um dos cônjuges resistir à terapia, acreditar que tudo “é uma fase”, e que os problemas com o tempo se resolverão sozinhos. Este é um dos grandes erros que os casais cometem. Porém, com o tempo, as questões pequenas ficam gigantes e o desgaste se torna inevitável.

Muitos casais caem no erro de substituir a terapia por uma viagem a dois, por acessórios para apimentar a relação, por uma mudança de casa ou por ter filhos. Nada disso ajudará a resolver efetivamente a situação. Esse comportamento me lembra o velho e bom ditado popular: “é como esconder a poeira debaixo do tapete”.

Lembrando das palavras de Freud: “As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde”. A busca pela terapia pode ajudar a lidar melhor com o que o casal está passando. É preciso tomar muito cuidado para que não seja tarde demais.