Estressores adicionais além do estresse conjugal, como tensão financeira ou estresse no trabalho , também podem desempenhar um papel na recuperação de adultos jovens, e a interação entre esses fatores requer mais pesquisas.

O estudo examinou 1.593 jovens adultos com idades entre 18 e 55 anos que foram tratados por um ataque cardíaco em um dos 103 hospitais localizados em 30 estados. Todas as pessoas no estudo eram casadas ou em uma “parceria comprometida” quando tiveram um ataque cardíaco, indicou o comunicado, e mais de 66% das pessoas no estudo eram mulheres.

Escala de Estresse Marital

Um mês após o ataque cardíaco, os participantes foram convidados a preencher um questionário intitulado “Escala de Estresse Marital de Estocolmo”, e foram pontuados como tendo níveis de estresse conjugal “ausente/leve”, “moderado” e “grave”. Os participantes foram então estudados por um ano após o ataque cardíaco, disse o comunicado.

As pessoas que tinham “níveis de estresse severos” pontuaram 1,6 pontos a menos em saúde física e 2,6 pontos a menos em saúde mental em uma escala de 12 itens do que aquelas com níveis de estresse ausentes/leves. Os participantes que relataram níveis graves de estresse [pontuaram] quase 5 pontos a menos na qualidade de vida geral e 8 pontos a menos na qualidade de vida quando medidos por uma escala projetada especificamente para pacientes cardíacos.

Fatores clínicos

O estresse conjugal também estava ligado a dores no peito e readmissão ao hospital dentro de um ano após o ataque cardíaco inicial, determinou o estudo.

Aqueles com níveis de estresse “graves” eram quase 50% mais propensos a serem readmitidos no hospital por qualquer causa, em comparação com aqueles sem estresse conjugal. O controle do status de emprego, educação, renda e seguro saúde reduziu a associação, disse o comunicado – mas “o vínculo permaneceu estatisticamente significativo”.

Um modelo de atendimento holístico baseado em fatores clínicos e aspectos psicossociais pode ser útil, especialmente para adultos mais jovens após um ataque cardíaco.