A chave são os flavonóides, que são substâncias naturais encontradas em muitos alimentos e bebidas comuns, como chá preto e verde, maçãs, nozes, frutas cítricas, frutas vermelhas e muito mais.

Há muito se sabe que eles têm muitos benefícios para a saúde – no entanto, uma nova pesquisa da Edith Cowan University (ECU) mostra que eles podem ser ainda melhores para nós do que se pensava anteriormente.

A Heart Foundation apoiou um estudo com 881 mulheres idosas (idade média de 80 anos), que descobriu que elas eram muito menos propensas a ter um acúmulo extenso de calcificação da aorta abdominal (CAA) se consumissem um alto nível de flavonoides em sua dieta.

AAC é a calcificação da aorta abdominal – a maior artéria do corpo que fornece sangue oxigenado do coração para os órgãos abdominais e membros inferiores – e é um preditor de risco cardiovascular, como ataque cardíaco e derrame.

Demência tardia

Também foi considerado um preditor confiável para demência tardia.

O pesquisador do ECU Nutrition and Health Innovation Research Institute e líder do estudo, Ben Parmenter, disse que, embora existam muitas fontes alimentares de flavonoides, algumas têm quantidades particularmente altas.

“Na maioria das populações, um pequeno grupo de alimentos e bebidas – excepcionalmente ricos em flavonoides – contribui com a maior parte da ingestão total de flavonoides na dieta”, disse ele.

“Os principais contribuintes são geralmente chá preto ou verde, mirtilos, morangos, laranjas, vinho tinto, maçãs, passas/uvas e chocolate amargo.”

Não apenas chá

Embora o chá preto tenha sido a principal fonte de flavonoides no estudo – provavelmente devido à idade dos participantes – as pessoas ainda podem se beneficiar dos flavonoides sem colocar a chaleira no fogo.

“Entre as mulheres que não bebem chá preto, uma maior ingestão total de flavonóides não relacionados ao chá também parece proteger contra a extensa calcificação das artérias.