Os transtornos consistem tanto em dificuldades no processo de aprendizagem como em alterações comportamentais, eles aparecem na infância, porém como geralmente se apresentam em situações especificas de aprendizagem, pode acontecer dos pais não perceberem esses sintomas. É possível ocorrer que uma criança que tenha dificuldades em aprender a ler e escrever, apresente problemas para interagir no meio social.

Déficits de desenvolvimento

Os déficits de desenvolvimento vão desde limitações muito especificas na aprendizagem até prejuízos em habilidades sociais ou inteligência. Os adultos também podem apresentar transtornos em grau menor ou semelhante.

Esses distúrbios são considerados transtornos do neurodesenvolvimento, segundo a classificação do DSM-V.

Condições neurológicas

O transtorno Especifico da Aprendizagem é um termo que abrange diferentes condições neurológicas, que prejudicam o processamento de informações, causando dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, como na leitura, dificuldade em compreender o sentido lido, na ortografia, no raciocínio e domínio do senso numérico.

Como identificar os sinais

Devido a sutileza como alguns transtornos se apresentam, os pais não percebem antes da criança ingressar na escola e começar a ter dificuldades para realizar as atividades propostas.

É preciso observar desde cedo, se a criança está realizando os comportamentos correspondentes a idade dentro do período esperado.

Quanto antes se identificar possíveis dificuldades na aprendizagem, mais cedo é possível iniciar tratamentos adequados para auxiliar no desenvolvimento.

A intervenção precoce, pode auxiliar em muito para que essa criança se desenvolva cada vez mais, tanto na área neurológica quanto a comportamental.

Ao identificar o transtorno é indicado buscar por profissionais qualificados para realização do diagnóstico e tratamento, como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, os quais vão auxiliar para o desenvolvimento.

Porém é preciso que o trabalho seja feito em conjunto, com os profissionais, a família e a escola, quanto mais cedo iniciar melhor será para o desenvolvimento da criança.

Os déficits de desenvolvimento comprometem no controle das funções executivas e trazem prejuízos para o desenvolvimento comportamental e cognitivo.

A importância do diagnóstico

 O reconhecimento e diagnóstico de Transtorno Especifico da Aprendizagem costumam aparecer quando as crianças começam aprender a ler, escrever, ortografar e calcular.

Ele deve ser feito por neurologistas, fonoaudiólogos e psicólogos, é importante consultar vários especialistas, para que ele possa diferenciar a dislexia de outros transtornos como déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) além de descartar outros problemas emocionais ou neurológicos que poderiam intervir na escrita ou na leitura. Testes de audição, de visão e provas de fluência verbal e desempenho cognitivo devem ser feitos para avaliar qual é o nível de dificuldade presente na criança.

É muito importante que o diagnóstico seja o mais precoce possível para evitar atrasos e frustações na criança.

Foram desenvolvidos vários testes que tem a finalidade de identificar, mas devem ser aplicados por especialistas.

E MAIS…

Transtornos que podem se apresentar na Aprendizagem:

Dislexia: É o prejuízo na leitura, dificuldade de compreensão.

Discalculia: Comprometimento na matemática, problemas no processamento de informações numéricas.

Disortográfica: Comprometimento na escrita.