O estudo foi publicado na FIEP Bulletin – on-line (Fédération Internationale d’Education Physique) e concluiu que o diagnóstico precoce respaldado pelo conhecimento da Neurociência é visivelmente um fator de grande importância para que haja uma melhor aproximação por parte do profissional tanto médico quanto de educação com a pessoa que tem um transtorno de neurodesenvolvimento.

Causas e consequências

“O aconselhamento genético e a intervenção multidisciplinar têm-se configurado a melhor forma de acompanhamento dos casos já estabelecidos. É de se notar, em todas as fontes de consulta, em opiniões técnicas de inúmeros pesquisadores que o tempo, o diagnóstico precoce, pode influenciar de forma categórica na qualidade de vida, suporte e possível solução de questões que envolvam o transtorno de neurodesenvolvimento”, diz estudo.

De acordo com os autores, o artigo teve como objetivo discutir sobre a influência de um diagnóstico precoce para indivíduos com transtorno do neurodesenvolvimento e compreender os fatores que causam tais transtornos sendo que estes podem ser fatores genéticos, fatores ambientais, prematuridade, entre outros.

Importância dos estudos de genética

“O trabalho discute sobre a importância dos estudos de genética relacionados aos prognósticos por meios de mapeamento genético, aconselhamento genético, herdabilidade genética e familiar. Outro ponto fundamental a discutir será a importância da neuroplasticidade e a capacidade de melhorar as nossas técnicas de memorização assim como o armazenamento de informação”.

Especialistas de referência

FIEP BULLETIN é um periódico eletrônico multidisciplinar que publica pesquisas originais relacionadas à área de saúde e educação.

O estudo, que foi realizado pelo psicanalista brasileiro e reitor da faculdade FABIC do Brasil, Dr. Gabriel César Dias Lopes, o português professor da Universidad Santander no México, de Medicina na Udabol Bolívia, Logos University nos Estados Unidos e Escuela Europea na Espanha, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a professora brasileira e mestranda na Logos university, Dulcilene Ribeiro Soares Nascimento e pelo canasdense diretor da universidade estadual de Idaho Dr. Henry Oh, considerado o melhor professor de saúde nos Estados Unidos em 2020,