À primeira vista, alguns comportamentos podem parecer semelhantes entre indivíduos com transtorno bipolar e aqueles que são superdotados. No entanto, é fundamental reconhecer que esses comportamentos têm raízes distintas. O neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, diagnosticado com superdotação e autor de mais de 50 artigos científicos publicados sobre inteligência, destaca semelhanças que podem ser observadas.

1. Intensidade emocional: tanto pessoas com transtorno bipolar quanto superdotados podem manifestar uma intensidade emocional notável. No transtorno bipolar, isso se evidencia em episódios maníacos ou depressivos, enquanto, nos superdotados, essa intensidade emocional é frequentemente inerente à sua sensibilidade e complexidade emocional relacionadas a sinapses cerebrais mais rápidas.

2. Criatividade: muitos indivíduos com transtorno bipolar, assim como superdotados, se destacam pela criatividade. No transtorno bipolar, os momentos de mania podem desencadear uma profusão de ideias e pensamentos associativos elevados. Por outro lado, os superdotados frequentemente demonstram níveis elevados de curiosidade, além da capacidade de estabelecer conexões únicas entre conceitos, facilitadas pela eficiência de regiões cerebrais relacionadas à criatividade.

3. Períodos de alta produtividade: Durante as fases maníacas ou hipomaníacas, os indivíduos com transtorno bipolar podem experimentar uma onda de energia e hiperprodutividade, embora isso possa ser acompanhado de falta de direção ou conclusão de tarefas. Por outro lado, os superdotados geralmente demonstram alta produtividade nas áreas que os interessam, frequentemente concluindo tarefas com sucesso.

4. Sensibilidade: tanto os superdotados quanto aqueles com transtorno bipolar podem ser extremamente sensíveis a estímulos externos, experiências emocionais e estresse físico ou psicológico.

5. Dificuldades com rotinas e estruturas tradicionais: ambos podem encontrar desafios em ambientes com estruturas e rotinas tradicionais. No caso dos portadores de bipolaridade, isso ocorre devido às flutuações de humor, enquanto os superdotados podem sentir-se restringidos em ambientes que não estimulam sua necessidade de exploração intelectual e criativa.

É crucial destacar que as origens, gerenciamento e implicações dessas características são distintas entre as duas condições. O transtorno bipolar é uma doença mental que exige tratamento, muitas vezes envolvendo medicação e terapia. Já a superdotação é uma variação natural da cognição humana. Além disso, nem todas as pessoas com transtorno bipolar são superdotadas e nem todas as pessoas superdotadas têm transtorno bipolar. Diagnósticos precisos e apoio apropriado são essenciais em ambas as situações.