A terapia do esquema para crianças e adolescentes (TE-CA) é um tópico emergente na terapia cognitivo-comportamental (TCC) e no mundo das psicoterapias como um todo. A abordagem ganhou popularidade entre os psicólogos e nos serviços de saúde mental por suas altas taxas de sucesso na aplicação com pacientes que têm dificuldades mais graves, crônicas e arraigadas e não respondem às abordagens de primeira linha.

Por meio da metáfora das profundezas do oceano e seus mistérios, a coleção ‘No fundo do mar com os modos esquemáticos’ visa ajudar terapeutas a entenderem e trabalharem os modos esquemáticos que podem aparecer no atendimento ao público infantojuvenil. De autoria dos psicólogos Bruno Luiz Avelino Cardoso e Ana Flávia Azevedo Lima, são seis livros (um manual e cinco histórias) dentro de um box.

“Excelente ferramenta para profissionais utilizarem na prática clínica com crianças e adolescentes e em outros cenários da intervenção, como escolas e demais contextos sociais”, afirma o psicólogo alemão Christof Loose, criador da TE-CA. É ele quem assina a apresentação da coleção.

Títulos

No fundo do mar com os modos esquemáticos: manual para terapeutas

Aventuras em alto-mar: descobrindo os modos esquemáticos

A caverna Malia: conhecendo os modos criança

A ilha Nereu: os modos críticos internalizados

Voltando para casa: os modos de enfrentamento desadaptativos

De volta a dóris: fortalecendo os modos funcionais e prevenindo recaídas

Público-alvo

Terapeutas que trabalham com o público infantojuvenil de 5 a 15 anos.

Diferenciais da obra

As histórias da coleção atendem diferentes idades e atraem o interesse de crianças e adolescentes com o tema do fundo do mar. Além disso, dividem o trabalho com modos esquemáticos de maneira didática e lógica, facilitando o plano de tratamento ao psicólogo. Cada categoria de modos pode ser explorada de maneira profunda com o público infantojuvenil nas diversas fases da terapia.

Ficha técnica

Título da coleção: No fundo do mar com os modos esquemáticos

Autores: Bruno Luiz Avelino Cardoso e Ana Flávia Azevedo Lima

Editora: Sinopsys

Páginas: 48 (manual) e 32 (cinco livros)