Vivi uma situação em minha vida em que carrego uma mágoa quase insuportável. Trabalho muito essa questão no self terapêutico e sei que o perdão me faria muito melhor, mas como lidar com essa dor tão profunda e com a falta de habilidade emocional em conseguir superar isso?

Embora não haja uma definição universal para o perdão, ele é essencial dentro da sociedade moderna em todos os aspectos sociais, principalmente para liberar o stress e a raiva.

Segundo o site “Origem da Palavra”: “Perdão vem do Latim perdonare, de per-, “total, completo”, mais donare, “dar, entregar, doar” (PERDÂO, 2014). Ou seja, perdoar é se entregar por completo, é abrir mão de algo que estava preso ou se via obrigado a sustentar, pois o dano, a ofensa ou qualquer ato negativo feito contra uma pessoa, a caracteriza como vítima e ela se sustenta dentro desta situação até abrir mão ou “se entregar” ao fato de que não se há mais o que fazer depois da ofensa cometida ou da falta. Logo, perdoar a si mesmo, aceitar e se livrar de toda aquela sensação ou experiência negativa provocada por outra pessoa.

É o que ocorre, segundo Enrigth, na terapia do perdão que “tem como objetivo o atendimento de uma pessoa injustamente tratada com o propósito de: restauração da saúde emocional do perdoador e reconciliação com a outra pessoa ou pessoas se o cliente desejar reconciliar e se não houver perigo em reconciliar” (ENRIGTH, 2011, p.10).

O processo é longo, doloroso e precisa passar pelo momento de você perdoar a si mesmo por esses sentimentos todos.