Como ser grato pode trazer resultados efetivos na vida?

Parece clichê, mas ser grato pode, sim, trazer resultados efetivos na vida de quem emana agradecimento pelas coisas simples. Agradecer não é sobre dizer que está grato. Não é algo da boca para fora. É um estado de espírito. Às vezes, nós precisamos passar por momentos difíceis ou quase impossíveis para que possamos, enfim, sermos gratos.

De acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, a gratidão é um poderoso remédio para o cérebro. Ao experimentar o sentimento, duas partes do órgão são ativadas: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal. As áreas estão envolvidas em percepções de recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que o outro pensa.

Os estudos também comprovaram que o ato de agradecer fortalece o vínculo interpessoal, pode auxiliar no bem-estar, reduz o estresse e pode até ajudar na prevenção de transtornos psicológicos como a depressão.

Quando se fala que “nada na sua vida é tão ruim que não possa piorar”, parece mais um clichê. No entanto, quando se passa por uma situação ainda mais difícil do que as que já vêm sendo enfrentadas, o clichê se torna a mais pura verdade.

Você descobre que a gratidão pode ser muito mais profunda. Você não precisa passar por uma situação terrível para que você possa dar o real valor ao ar que você respira, às habilidades que você tem, à sua cognição e tudo que está à sua volta. A gratidão num nível profundo leva nossa vida para um lugar com muito mais resultados verdadeiros.