No início deste ano, uma equipe liderada por Brenda Curtis, Ph.D., chefe da Unidade de Pesquisa de Tecnologia e Translacional do Instituto Nacional de Abuso de Drogas, realizou uma análise quantitativa de postagens on-line feitas por 500 pessoas que discutiram suas experiências com pessoas não suicidas.

Eles avaliaram quantos desses indivíduos usaram frases indicativas de um dos 11 critérios do DSM-5 para transtornos por uso de substâncias (SUD).

Impulsos irresistíveis

A equipe de Curtis descobriu que mais de 75% dos indivíduos endossaram pelo menos dois critérios do DSM-5 , o que equivaleria a SUD leve, enquanto mais de 30% dos indivíduos preencheram os critérios de moderado (4-5 critérios) ou grave (6+ critérios) SUD.

Os critérios mais comuns descritos foram ter impulsos/desejos irresistíveis e a necessidade de aumentar a gravidade da automutilação para obter o mesmo efeito.

Stephen Lewis, Ph.D., professor de psicologia da Universidade de Guelph, em Ontário, Canadá, observou que, embora a automutilação seja distinta do vício, pode haver algumas semelhanças.

Busca por alívio emocional

“A principal razão pela qual as pessoas se automutilam é obter alívio de experiências emocionais intensas, como angústia ou tristeza”, disse ele ao Psychiatric News. Álcool e drogas podem ter uma função semelhante, mas essas substâncias também são frequentemente usadas (e mal utilizadas) por pessoas que experimentam sentimentos positivos.

Com o tempo, o vício em uma substância “torna-se reforçadora, não importa o que mais esteja acontecendo na vida de um indivíduo”, disse E. David Klonsky, Ph.D., professor de psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica e pesquisador líder em suicídio e automutilação. “A maioria das pessoas com automutilação não suicida, no entanto, não sente vontade de se machucar se estiver tendo um bom dia.”

Discrepâncias verdadeiras

Klonsky publicou um estudo que explorou isso em 2012. Ele e seus colegas aplicaram questionários de desejo a 58 adolescentes que estavam recebendo tratamento psiquiátrico para automutilação e/ou uso de substâncias.

Eles descobriram que os escores médios de desejo eram muito mais baixos para automutilação do que para qualquer substância, e que a automutilação, mas não o uso de substâncias, era almejada apenas em contextos negativos. Essas discrepâncias eram verdadeiras mesmo entre os jovens que tinham problemas com automutilação e uso de substâncias.

Dada a conexão entre automutilação e emoções negativas, algumas pessoas sugeriram que a automutilação não suicida pode ser um transtorno depressivo. Klonsky, no entanto, acredita que se encaixa melhor como parte de uma categoria de distúrbios comportamentais, como compulsão alimentar ou puxar o cabelo, em que os indivíduos recorrem continuamente a um comportamento específico para aliviar o estresse ou obter gratificação.