Você sabia que no mundo existem mais de 8 bilhões de pessoas e que todas elas são diferentes umas das outras? Cada uma tem seu jeito, suas peculiaridades e inclusive impressões digitais diferentes. E nesse mundo também está o Vicente, um autista que se tornou protagonista do livro ‘Também estou aqui’, da autora e ilustradora Thaís Chimenti Leão. Nessa história sobre inclusão e amizade, ele e seus amigos vão ensinar crianças e adultos que está tudo bem ser diferente!

O Vicente é um menino de 8 anos. A história, que nasceu da interação de uma turminha da Escola Estação do Aprender, em Santa Rosa, Niterói/RJ, conta a construção de uma amizade baseada na curiosidade e no amor, uma troca singela de aprendizados e ensinamentos entre crianças que acaba reverberando na vida de pais e outros adultos que também aprendem que ser diferente não é um problema.

Segundo a autora, a ideia do livro surgiu da mãe do Vicente, a advogada Geanne Froede, especialista em direito da saúde e direito das pessoas com deficiência, presidente da Comissão dos Direitos da PCDs da OAB Maricá e membro da Comissão de Direito Médico da OAB-RJ.

Início

“Em uma conversa, ela me perguntou se eu não escreveria um livro sobre o autismo. Topei. A partir daí, foram muitas conversas, mensagens e pesquisas tanto com a Geanne quanto com a Sunagele, atendente terapêutica que acompanha o Vicente na escola e que me contava como era essa amizade das crianças. Assim surgiu o livro, uma história que vai encher o coração das crianças de afeto, empatia e amor. E dos adultos também, pois acreditamos que o conhecimento combate o preconceito. E quanto mais falamos sobre o autismo, mais conhecimento levamos às pessoas”, afirma Thaís.

Além do relato da amizade, o livro conta com lindas ilustrações da autora e ainda com cartas. Uma da Geanne e sua percepção e sentimentos como mãe de uma criança autista. Outra da neurologista infantil Maria Eduarda Garcia Couto de Azevedo que é direcionada aos adultos e educadores. E a última da psicóloga Aída Brito. O irmão mais velho do Vicente completa os depoimentos com uma poesia.

O livro contou com o patrocínio do Colégio Estação do Aprender, Espaço Modulare, Dany Schutte, Reabiliarte e Vila Pindorama, que viabilizaram esse projeto tão lindo. O apoio da OAB-Maricá, Autismo Rio de Janeiro, Luna ABA e salão infantil João e Maria.

Depoimento

Em depoimento no livro por meio de uma carta, Geane Froede desabafa que a vida de uma criança autista é repleta de obstáculos e talvez um dos maiores desafios na escola seja a interação com outras crianças:

“Para minha grande surpresa e aprendizado, foi a sua turminha de sala de aula, seus amiguinhos de 6, 7 anos de idade, que recebeu o Vicente da forma mais pura, natural e generosa do mundo: com curiosidade sobre a diferença e com muito amor. Eles falam com ele. Embora ele não responda. E eles entendem que o Vicente não responde, mas eles fazem mesmo assim. Isso é inclusão. Eles querem ser amigos dele, embora ele seja diferente. Isso é aceitação. Eles entendem que o Vicente nem sempre se comunica ou brinca como eles, mas eles o aceitaram mesmo assim. Eles cuidam e ensinam muitas coisas para o Vicente e aprendem com ele também”.

Sobre a autora

Thaís Chimenti Leão é mãe de três meninas, escritora e ilustradora. Em 2020, lançou seu primeiro livro infantil ‘As guloseimas da vovó Glorinha’ e o de crônicas sobre a maternidade ‘Agora a mãe sou eu, crônicas e desabafos de uma mãe como outra qualquer’. Neste mês de abril, lança ‘Também estou aqui’ e, em maio, ‘O pequeno manual para ser humano’, pela Editora Asinha.

O livro ‘Também estou aqui’ está à venda pelo Instagram da autora e ilustradora.

Ficha técnica

Título: Também estou aqui

Autora: Thaís Chimenti Leão

Editora: Asinha

Páginas: 28