A pesquisa intitulada “As diferenças sexuais nas preferências de parceiros humanos variam entre as proporções sexuais”, publicada na revista acadêmica Proceedings of the Royal Society B, investigou os efeitos das proporções sexuais nos comportamentos de acasalamento dos humanos. Para fazer isso, um grupo de 108 pesquisadores de todo o mundo coletou dados em 45 países. Cerca de 15 mil pessoas responderam à pesquisa que perguntou sobre seu sexo (masculino / feminino) e sobre suas preferências de parceiro ideal em cinco características: bondade, inteligência, saúde, atratividade física e boas perspectivas financeiras. Essas respostas foram então comparadas aos dados da proporção de sexo em cada um dos países, incluindo as proporções de sexo em nível de cidade.

Preferência de homens e mulheres

Segundo a pesquisa, em lugares onde os homens eram mais numerosos do que as mulheres, os homens diminuíram suas preferências por boas perspectivas financeiras e atratividade física. As mulheres, por outro lado, aumentaram suas preferências por boas perspectivas financeiras e atratividade física nos lugares onde os homens eram mais numerosos.

A relação inversa foi encontrada quando as proporções sexuais foram invertidas. Em lugares onde as mulheres eram mais numerosas do que os homens, as mulheres diminuíram suas preferências por boas perspectivas financeiras e atratividade física. Os homens, por outro lado, aumentaram suas preferências por boas perspectivas financeiras e atratividade física em lugares onde as mulheres eram mais numerosas.

Concorrência de mercado

E quanto a bondade, saúde e inteligência? A relação entre essas características e as proporções sexuais não era tão forte quanto a atratividade física e boas perspectivas financeiras. Isso pode ser porque essas qualidades são consideradas mais importantes para homens e mulheres e, portanto, suas preferências podem ser menos influenciadas, mesmo quando os parceiros potenciais são escassos.

Em conclusão, homens e mulheres tendem a relatar preferências mais exigentes por atratividade física e boas perspectivas financeiras quando eles têm o sexo mais escasso. Portanto, aqueles que são mais exigentes no mercado de namoro (especialmente quando se trata de atratividade e perspectivas financeiras) podem ser porque têm menos concorrentes e mais parceiros em potencial.