Este padrão de diferenças no volume do cérebro corresponde aos padrões de expressão do gene do cromossomo sexual observado em amostras post mortem do córtex cerebral, sugerindo que os cromossomos sexuais podem desempenhar um papel no desenvolvimento ou manutenção das diferenças sexuais na anatomia cerebral. O estudo foi liderado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), do National Institutes of Health, foi publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Desenvolver uma compreensão mais clara das diferenças sexuais na organização do cérebro humano é de grande importância para a forma como pensamos sobre diferenças sexuais bem estabelecidas em cognição, comportamento e risco de doença psiquiátrica. Fomos inspirados por novas descobertas sobre diferenças de sexo em modelos animais e queríamos tentar fechar a lacuna entre esses dados e nossos modelos de diferenças de sexo no cérebro humano”, disse Armin Raznahan, co-autor e chefe da Seção de Neurogenômica do Desenvolvimento do NIMH.

Os pesquisadores também compararam os achados anatômicos com dados de mais de 11.000 estudos de neuroimagem funcional. Os resultados indicaram sobreposição espacial entre áreas do cérebro que mostraram diferenças baseadas no sexo no volume cortical no conjunto de dados do Human Connectome Project (HCP) e áreas do cérebro associadas ao processamento facial em estudos de neuroimagem funcional.

Juntos, esses resultados lançam luz sobre os mecanismos que podem contribuir para as diferenças baseadas no sexo na anatomia do cérebro e apontam para fatores genéticos que podem contribuir para as diferenças baseadas no sexo nas doenças cerebrais e no comportamento. Com essas descobertas correlacionais, pesquisas futuras podem investigar com mais eficiência as causas e consequências das diferenças sexuais no cérebro humano.