Quais são os principais medos do homem contemporâneo e como ele pode vencê-los em busca da masculinidade saudável?

Uma das principais dificuldades que os homens enfrentam é o medo de não ser homem suficiente, tendo que comprovar isso a todo instante – medo esse que muitos homens admitem ter em seus relatos no setting terapêutico com o qual também eu me conecto.

Mas o que significa para os homens o medo de não ser homem suficiente? Para os homens, esse tipo de medo diz respeito ao fato de não estarem adequados aos estereótipos de masculinidade que a sociedade impõe como pressuposto de masculinidade, que seria, por exemplo: a negação de qualquer fragilidade na saúde, na sexualidade, no trabalho, na paternidade, nos relacionamentos com as mulheres, nas finanças, no intelecto e outros vários aspectos.

Isso significa que o homem precisa ser sempre forte, não podendo chorar, tendo que dar conta de tudo sozinho, sendo agressivo e intimidando os outros homens e as mulheres, deslegitimando tudo que possa ser considerado feminino.

E como ele pode vencer esses medos em busca da masculinidade saudável? Os homens brasileiros carecem de ambientes que os acolham e os motivem a refletir sobre assuntos que nunca foram questionados, como a própria masculinidade, o que é ser homem na atualidade, sobre regras de conduta, pertencimento e outras várias questões importantes.

Mas para que tenham esse lugar apropriado onde essas reflexões possam se tornar possíveis, será necessário dar o primeiro passo, que seria talvez pedir ajuda, questionar o sentido da vida ou até mesmo falar sobre suas fragilidades para alguém.

Também acredito que os homens precisam assumir um pouco mais a responsabilidade por suas decisões ou omissões, perceber e aceitar aquilo que os deixa vulneráveis e até mesmo reconhecer seus verdadeiros potenciais para que possam lutar pela concretização dos seus sonhos, pois só dessa forma será possível evoluir e alcançar uma qualidade de vida mais adequada.  Assim se constrói um ser humano saudável de verdade!