Em um artigo publicado na Nature, Danielle M. Dick, professora titular de psiquiatria na Rutgers Robert Wood Johnson Medical School, e colegas mostraram que alguns genes afetam a forma como o corpo processa e responde ao álcool.

Também descobriram que os genes que influenciam os problemas de álcool operam de outra maneira: eles afetam o autocontrole. Se você carrega mais variantes genéticas que o tornam mais buscador de sensações ou impulsivo, corre um risco maior de desenvolver problemas com o álcool.

Regulação comportamental

Além disso, esses genes aumentam o risco de muitos outros resultados relacionados à regulação comportamental – outras formas de uso de drogas, tabagismo e câncer de pulmão, sexo de risco e infecção por HIV, compulsão alimentar e obesidade.

É por isso que não faz sentido falar em genes “para” problemas com álcool. Ao entender os traços intermediários que indicam risco, é possível trabalhar para conter possíveis problemas e canalizar essas disposições para o bem. Correr riscos não é uma coisa ruim, por si só. Pilotos de caça, CEOs e empresários tendem a ser mais propensos a assumir riscos.

Variantes genéticas

No futuro, poderemos fornecer feedback sobre quais variantes genéticas de risco você carrega, para que você possa entender melhor seus pontos fortes e possíveis armadilhas e colocar em prática recursos para apoiá-lo em seu caminho em direção à saúde e à felicidade .