Recentemente um novo estudo descobriu um grupo único de neurônios com uma capacidade de pausar e reiniciar similar à ação de um controle remoto.

Ação celular

De acordo com os resultados, o cérebro possui um grupo de células nervosas no mesencéfalo, em uma área chamada núcleo pedunculopontino (PPN) que sob estímulo são capazes de interromper os movimentos e reiniciá-los novamente de onde parou, algumas vezes com um novo padrão.

A ação das células foi diferente de outros sistemas de pausa já conhecidos do cérebro, como o relacionado ao medo, e pode se aplicar a outras condições.

Tratamento de Parkinson

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a descoberta pode ajudar a entender melhor o processo de desenvolvimento de Parkinson.

A descoberta desse mecanismo do cérebro pode ajudar a ampliar a percepção do funcionamento do cérebro, em especial dos processos que levam a condições cerebrais”.

De acordo com os próprios pesquisadores, o sistema pode permitir entender alguns sintomas de doenças, como o Parkinson, que são similares ao processo, como paradas motoras ou congelamentos, o que pode ajudar a direcionar melhor tratamentos em áreas específicas do cérebro” Afirma Dr. Fabiano de Abreu.