A psicologia positiva é um movimento que coloca o foco na felicidade e na prosperidade, em vez de problemas e doenças mentais. Como a parentalidade positiva se alinha com a psicologia positiva?

Com base nos princípios da psicologia positiva, os defensores da parentalidade positiva encorajam os pais a construir relacionamentos fortes com seus filhos; ouvi-los com empatia; e ser sensível, caloroso e receptivo ao procurar entender os sentimentos e necessidades de seus filho, reconhecendo que as necessidades das crianças e dos pais mudam com o tempo e variam de acordo com temperamento, cultura e diferenças neurológicas.

Sem limites e consequências

A parentalidade positiva não é o mesmo que a parentalidade laissez-faire, em que os pais permitem que os filhos façam o que quiserem sem consequências. Inclui o estabelecimento de limites e consequências apropriadas e razoáveis.

Ele também ajuda os pais a cuidar de suas próprias necessidades, estabelecendo expectativas realistas, modelando o comportamento que desejam ver em seus filhos e mantendo-se amorosamente conectados a seus filhos nos bons e maus momentos.

Para os defensores de atitudes parentais mais tradicionais (os pais devem estabelecer as regras e aplicá-las; as crianças precisam experimentar as consequências do comportamento “ruim”; as crianças devem experimentar como funciona o “mundo real”), a parentalidade positiva pode parecer branda, ineficaz e demorada.

Cognição precoce

O desenvolvimento cognitivo das crianças é importante em si mesmo, mas também afeta muitas outras dimensões da vida de uma pessoa. Como Heather Prime e seus colegas escreveram em sua recente revisão importante da pesquisa sobre parentalidade positiva:

“A cognição precoce é um marcador importante para a prontidão na entrada na escola, relativamente estável ao longo do desenvolvimento e preditiva de vários resultados adultos em domínios críticos de educação, ocupação, saúde e bem-estar.”

Intenções, pensamentos e emoções

Reconhecendo que o termo “paternidade positiva” é usado de muitas maneiras diferentes, Prime e seus colegas o definiram para fins de estudo como caracterizados por sensibilidade, calor, aceitação, carinho e consideração pelas intenções, pensamentos e emoções de uma criança.

Também inclui responsividade cognitiva, como manter o foco de atenção das crianças e responder às ações exploratórias e comunicativas dos bebês, bem como orientação comportamental positiva.

A parentalidade positiva muda ao longo do tempo à medida que a criança se desenvolve e varia de acordo com o temperamento, as diferenças de neurodesenvolvimento, a cultura e outros fatores.

Construção do vínculo

A base da parentalidade positiva é o relacionamento que um pai constrói com seu filho.

Para ser incluído na análise de Prime et al. de centenas de pesquisas sobre esse tópico, um estudo tinha que incluir crianças desde o nascimento até os seis anos de idade e usar ensaios controlados randomizados, permitindo assim conclusões sobre causalidade, neste caso, que qualquer as diferenças encontradas resultaram da intervenção parental positiva.

Os pesquisadores concluíram que “as intervenções parentais positivas foram eficazes para melhorar as habilidades mentais e a linguagem”.

Talvez surpreendentemente, a parentalidade positiva não apenas leva a um ambiente doméstico mais feliz, mas também melhora o funcionamento cognitivo e as habilidades de alfabetização das crianças, dando assim aos pais mais boas razões para mudar de métodos parentais tradicionais.