Com os estudos da linguística, sabe-se que a criança pode apresentar dificuldades na alfabetização por várias causas, tanto de ordem emocional quanto estrutural. Cada sujeito é único e diferente, assim, diferentes causas podem atravancar a aprendizagem. Quando falamos em dificuldades na aprendizagem, temos de nos questionar como o desenvolvimento motor, social, emocional e psíquico estão se relacionando, pois todos precisam estar em equilíbrio.

Os educadores devem estar atentos a fatores psicomotores que dificultam a capacidade de se expressar através do corpo, pois o desenvolvimento motor está intimamente ligado com o desenvolvimento cognitivo. A Educação Infantil pode ser vista como uma grande aliada no processo da aquisição da leitura e da escrita. Pensando que a alfabetização se apoia na análise, síntese, abstração e simbolização, não podemos mais deixar de valorizar e trabalhar com as crianças tais capacidades corporalmente.

Através das brincadeiras e jogos com os movimentos naturais de andar, correr, saltar, arremessar e lançar, o professor deverá selecionar um conteúdo e focar a habilidade desejada na hora da escolha das atividades motoras. Ele deve ter a clareza de que o equilíbrio, lateralidade, esquema corporal, as percepções visual, auditiva, tátil, espacial e temporal, muitas vezes, estarão presentes em um mesmo jogo ou brincadeira.

Aulas historiadas

Organizar aulas historiadas em circuitos sugerem desafios corporais variados, como andar em diferentes ritmos, equilibrar em diferentes posições, saltar de pequenas alturas, saltar e correr diferentes distâncias, arremessar objetos diversos. O uso de temas com pequenas histórias estimula a fantasia, criando um ambiente lúdico como “Uma aventura na floresta”, “Um dia na praia”, “Passeando no jardim”.

Exemplo de circuito motor:

Habilidades Motoras: conjunto de habilidades motoras.

Movimento natural: corridas, saltos e lançamentos/arremessos.

Brincadeira: passeando no Jardim.

Conforme o professor vai contando uma história, as crianças vão realizando os movimentos que estão sendo relatados.

Era uma vez… Muitos sapinhos e sapinhas que brincavam em um jardim (saltar com elevação das pernas, intercalando-as em diferentes direções).

De repente apareceram muitas abelhas e os sapinhos começaram a correr entre as árvores e flores para não serem picados (correr com diferentes velocidades).

Estavam tão assustados que resolveram pular o riacho para se esconderem em grandes plantas onde as abelhas não pudessem vê-los (saltar o riacho – colocar corda ou fita crepe para demarcar o espaço).

Esconderam-se rapidamente nas plantas, mas as abelhas eram espertas e ficaram voando sobre as folhas à procura dos sapinhos. Foi aí que tiveram a grande ideia de lançar pedrinhas nas abelhas para afastá-las (lançar bolas de papel em alvos fixos ou móveis que estarão em uma parede ou árvore).

As abelhas logo se espalharam e foram embora. Assim os sapinhos saíram do esconderijo e pularam felizes de volta para o jardim. Pularam pedras, folhas, troncos de árvores e muitas flores (colocar obstáculos para dar ludicidade à história – pneus, arcos, bancos, plinto, elásticos em suporte).

Domínio corporal

Quando conseguimos estabelecer um paralelo entre o domínio corporal e as dificuldades na alfabetização, conseguimos também buscar ações corporais que irão contribuir com este processo. Essa questão nos remete a interdisciplinaridade entre essas duas áreas do conhecimento, fazendo com que tenhamos um amplo olhar para diferentes caminhos que nos levem a um objetivo comum: alfabetizar em todos os sentidos.

Uma vez que problemas de aprendizagem mantêm estreitas relações com distúrbios psicomotores, a proposta é brincar com as habilidades motorasatravés dos movimentos naturais: andar, correr, saltar, arremessar e lançar; sendo um instrumento facilitador na alfabetização.

Existem alguns elementos básicos da motricidade para que uma criança desenvolva plenamente a independência motriz e se aproprie das diferentes linguagens, sendo, ao mesmo tempo, a linguagem corporal e a linguagem oral e escrita instrumentos de conhecimentos.  A criança precisa, portanto, possuir um domínio adequado do equilíbrio, lateralidade, esquema corporal, as percepções espacial, temporal, visual, auditiva e tátil.

E mais…

Atividades para desenvolver habilidades motoras:

Jogos e brincadeiras que contribuem no desenvolvimento das habilidades motoras:

  1. Equilíbrio, lateralidade e esquema corporal.

Movimento natural: corrida.

Brincadeira: pega gelo.

O professor irá escolher um pegador e os demais correrão pelo espaço. Quando o pegador tocar uma das crianças, ela deverá ficar congelada realizando um movimento estático (com um ou dois pés) até que alguém a descongele. Somente poderá descongelar o colega as crianças que estiverem livres. A brincadeira acaba quando todos ficam congelados.

  1. Percepção espacial, temporal, visual e tátil.

Movimento natural: corrida.

Brincadeira: boneco de pregadores.

Dividir as crianças em duas equipes. Escolher os bonecos (duas crianças) que ficarão à frente de cada coluna. Todas as crianças terão um pregador de roupas na mão. As primeiras crianças das colunas irão correr até os bonecos e prender o pregador em qualquer parte da roupa e voltar passando a vez para o próximo de sua coluna. Vence a equipe que primeiro terminar o desafio.

  1. Lateralidade, percepção temporal e espacial.

Movimento natural: corrida com salto.

Brincadeira: estafeta sobre arcos.

Serão formadas duas equipes, cada criança irá realizar o trajeto de ida e volta batendo na mão da próxima criança e, assim, sucessivamente. Estimule as crianças a saltarem de um arco para o outro sem tocá-los, realizando saltos consecutivos. Desafie as crianças a descobrirem diferentes formas de saltar: intercalar um pé em cada arco (direito e esquerdo), saltar com ambos os pés unidos, somente o pé direito ou esquerdo.

  1. Percepções tátil, visual e auditiva.

Movimento natural: lançamento.

Brincadeira: lance certeiro.

Distribuir argolas ou bolas de borracha para todas as crianças. Brincar de lançar argolas ou bolas para o alto e segurar. Desafie jogar cada vez mais alto. Poderá brincar ao som de músicas, utilizando músicas rápidas e lentas (diferentes ritmos) como estratégia de desafio.

  1. Percepção tátil e auditiva.

Movimento natural: arremesso.

Brincadeira: acertando na mosca.

As crianças serão divididas em duplas. Uma terá na mão um peso (meia com areia) e os olhos vendados; e a outra criança ficará posicionada à sua frente para direcioná-lo através da audição. A criança sem venda (parada) gritará o nome do coleguinha: “Pedro, estou aqui!”. O colega com a venda lançará o peso em sua direção e o outro deverá agarrar. Inverter as posições.

  1. Equilíbrio e lateralidade.

Movimento natural: lançamento.

Brincadeira: bate bola.

Lançar a bola na parede e agarrar sem quicar no chão (intercalar as mãos direita, esquerda e com as duas juntas). Estimule as crianças a ir afastando cada vez mais da parede, aumentando o desafio. Variação: brincar em duplas, em que uma criança lança na parede e a outra agarra (inverter as posições).

  1. Lateralidade, percepção espacial e temporal.

Movimento natural: salto.

Brincadeira: aumenta-aumenta.

Saltar de diferentes alturas. As crianças formarão uma única coluna posicionada em diagonal ao colchão ou tanque de areia. Deverão saltar sobre o elástico preso ao suporte de madeira, à medida que vão saltando, o professor vai aumentando a altura, propondo assim desafios constantes para cada nível em que a criança se encontra. A criança poderá pedir à altura que desejar.

  1. Equilíbrio, lateralidade e esquema Corporal.

Movimento natural: saltos.

Brincadeira: voo livre.

Com varas de bambu, cabos de vassoura, colchonetes ou tanque de areia, propor às crianças que utilizem o material de maneira livre e criativa brincando de saltar de diferentes formas. Ao realizar os saltos a queda deve ser em tanques de areia ou em colchões. O material de madeira precisa ser bem lixado para que não machuque as crianças.

  1. Esquema corporal e percepção visual e auditiva.

Movimento natural: saltos.

Brincadeira: saltos sobre figuras.

Utilizar diferentes materiais (papel, papelão, giz, fitas e cordas) para realizar diferentes saltos. Pode-se brincar colocando uma música, quando a música parar, deverá saltar sobre uma figura escolhida e criar um movimento que se pareça com a figura desenhada. Usar músicas rápidas e lentas (diferentes ritmos).