A depressão é considerada uma doença do humor. Altamente incapacitante, acarretando uma série de prejuízos à vida pessoal e profissional, atinge 4,4% da população mundial, ou seja, mais de 300 milhões de pessoas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Trata-se de um transtorno comum entre adultos jovens e de meia-idade. Estima-se que grande parte dos deprimidos apresenta um comprometimento grave, podendo sofrer pelo menos um episódio depressivo maior a cada ano. Embora ainda não haja uma causa bem estabelecida, fatores como estresse, estilo de vida e questões genéticas, quando combinados, contribuem para o surgimento da doença.

Lançamento

Com o livro ‘O que você precisa saber sobre depressão e tem medo de perguntar’, o leitor entende o que é depressão, como ela se manifesta, quais os sinais de atenção e o que pode ser feito para enfrentá-la ou ajudar pessoas próximas que apresentem o transtorno. De autoria dos psicólogos Leandro da Fonte Feix e Tayse Conter de Moura, é direcionado para uso clínico e familiar para auxiliar no tratamento psicoterápico da depressão.

Publicada pela Sinopsys Editora, a obra faz parte da coleção ‘O que você precisa saber e tem medo de perguntar’, que visa a esclarecer aspectos relacionados a transtornos mentais para não especialistas. Caracteriza-se por uma linguagem clara, objetiva e acessível a todos. Um de seus principais diferenciais é a sua construção, mediante perguntas e respostas mais frequentes entre a população.

Sobre os autores

O psicólogo clínico Leandro da Fonte Feix é especialista em psicoterapias cognitivo-comportamentais pela Wainer Psicologia e mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro da gestão 2019–2023 da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), também é supervisor na Sensum Psicologia.

A psicóloga clínica Tayse Conter de Moura é especialista em psicoterapias cognitivo-comportamentais pela Wainer Psicologia e mestra em cognição humana pela PUCRS. Além de clinicar na Sensum Psicologia, é colaboradora e supervisora de estágio clínico curricular e estágio em psicopatologia no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE/PUCRS).

Ficha técnica

Título: O que você precisa saber sobre depressão e tem medo de perguntar

Autores: Leandro da Fonte Feix e Tayse Conter de Moura

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 64