Os pesquisadores tentaram responder a essa pergunta analisando dezenas de milhares de participantes, coletando dados sobre como eles gastavam seu tempo e como eram felizes (Sharif, Mogilner & Hershfield 2021).

Os resultados de seu estudo revelaram três conclusões principais:

1. Ter menos de duas horas de tempo livre por dia causa muito estresse para ser feliz.

Depois de analisar os dados, a equipe de pesquisa descobriu que ter menos de duas horas por dia de tempo livre não era suficiente para ser feliz.

Os participantes com menos de duas horas de tempo livre por dia relataram aumento do estresse, o que significa que eles estavam simplesmente muito ocupados com o trabalho, tarefas, cuidados com os filhos ou outros assuntos para maximizar sua felicidade.

O fato de estar muito ocupado prejudica a felicidade é óbvio, o que pode levar à conclusão de que mais tempo livre é simplesmente melhor.

No entanto, não foi isso que a equipe de pesquisa descobriu.

2. Ter mais de cinco horas de tempo livre por dia causa falta de produtividade, o que reduz a felicidade.

Surpreendentemente, ter muito tempo livre não é uma bala de prata para a felicidade.

As pessoas obtêm uma certa sensação de alegria por serem produtivas e realizar tarefas/ objetivos , e essa sensação de alegria se perde quando passamos o dia todo relaxando na praia ou assistindo Netflix em casa.

Embora certamente haja um tempo e um lugar para passar um dia inteiro relaxando, ter uma abundância consistente de tempo de lazer prejudica a felicidade devido ao tédio.

3. Como gastamos nosso tempo livre é importante.

A conclusão final da pesquisa foi que dois aspectos são críticos quando se trata de como gastamos nosso tempo livre.

Primeiro, quando o tempo livre é usado de maneira mais produtiva, como praticar um esporte coletivo ou fazer voluntariado, cinco horas ou mais por dia podem manter ou até aumentar a felicidade.

Em segundo lugar, o tempo livre gasto na socialização com outras pessoas tem um efeito positivo semelhante, enquanto passar cinco ou mais horas de lazer sozinho pode prejudicar a felicidade.

O estudo também aponta que o tempo investido à dois, ou seja, em companhia do par romântico, tendem a trazer satisfação e felicidade.

Os aposentados que se voluntariam ou se juntam a clubes são mais felizes (Kelly & Ross 1989), e as férias com o equilíbrio certo de estimulação (caminhadas, mergulho, passeios, etc.) e relaxamento nos tornam mais felizes.

Surpreendentemente, mais nem sempre é melhor quando se trata de relaxamento.