É claro que habilidades técnicas continuam altamente valorizadas no mercado de trabalho, mas segundo o relatório Skills Outlook, da Person, sobre “Habilidades Poderosas”, que analisou as tendências do mercado de trabalho em quatro grandes economias – EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá –, as habilidades mais procuradas pelos empregadores (agora e no futuro de curto prazo) são todas habilidades humanas, que dependem de conexões humanas, da capacidade de liderar outras pessoas e não podem ser automatizados.

São elas:

●       Comunicação

●       Atendimento ao Cliente

●       Liderança

●       Atenção aos detalhes

●       Colaboração

Nas projeções de 2026, o Pearson Skill Outlook identificou três habilidades humanas adicionais:

●       Aprendizagem pessoal e maestria

●       Foco na Realização

●       Inteligência Cultural e Social

Estudos embasados

Um estudo da McKinsey descobriu que 87% das organizações já estão enfrentando uma escassez de talentos ou esperam enfrentá-la dentro de alguns anos. 

Ao oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento, empresas podem melhorar a produtividade e reduzir taxas de rotatividade dos colaboradores em 53%, segundo o estudo Workplace Learning Report de 2022 produzido pelo Linkedin.

jornadas de autoconhecimento

São várias as ferramentas disponíveis para desenvolver soft skills, entre elas atividades que utilizam métodos centrados no participante, como estudos de caso, simulações e jogos de empresas.

Mas jornadas de autoconhecimento podem contribuir para que você descubra suas potencialidades de maneira que o processo seja orgânico e alinhado ao seu propósito de vida.