Publicadas na Nature Communications, as descobertas foram baseadas no primeiro de dois estudos que ajudaram a equipe do Centro TMW para Aprendizado Precoce e Saúde Pública da Universidade de Chicago a identificar as crenças básicas dos pais.

Mudança de crenças

Para o primeiro estudo, os pais assistiram a vídeos de 10 minutos na clínica pediátrica durante os primeiros seis meses de vida de seus filhos e filhas. Os vídeos sugeriam algumas mudanças nas crenças dos pais, mas como a intervenção foi mínima, não houve transformações significativas na maneira como eles cuidavam de suas crianças.

A segunda etapa foi uma intervenção com dosagem muito mais alta que envolveu mais de seis meses de visitas domiciliares, com compartilhamento de informações sobre o desenvolvimento de crianças e estratégias para os cuidadores, como fazer com que os filhos comparem duas janelas para desenvolver suas habilidades matemáticas e espaciais nos primeiros anos.

Método 3T

As visitas domiciliares se concentraram no uso de um método 3T que ajuda os pais a se conectarem com seus filhos de forma recíproca, o que aumenta o aprendizado infantil. Preparar uma refeição, por exemplo, apresenta uma oportunidade perfeita para se envolver com uma criança e introduzir uma linguagem descritiva e termos matemáticos.

Após 12 visitas domiciliares de uma hora, os pais mostraram grandes mudanças em suas crenças e comportamentos de carinho. E foi aí que a equipe viu mudanças mensuráveis ​​nos resultados das crianças, como interações pais-filhos enriquecidas e crianças com vocabulário desenvolvido, além de habilidades socioemocionais e conhecimento de matemática.