Ao todo, 133 estudantes com idades entre 14 e 18 anos participaram de um experimento conduzido por pesquisadores do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford. Ao contrário da maioria dos países em todo o mundo, no Reino Unido, os alunos de 16 anos podem decidir interromper seus estudos de matemática. Essa situação permitiu que a equipe examinasse se essa falta específica de educação matemática em alunos vindos de um ambiente semelhante poderia impactar o desenvolvimento do cérebro e a cognição.

Plasticidade do cérebro

O estudo descobriu que os alunos que não estudaram matemática tinham uma quantidade menor de uma substância química crucial para a plasticidade do cérebro (ácido gama-aminobutírico) em uma região importante do cérebro envolvida em muitas funções cognitivas importantes, incluindo raciocínio, resolução de problemas, matemática, memória e aprendendo. Com base na quantidade de substância química cerebral encontrada em cada aluno, os pesquisadores foram capazes de discriminar entre adolescentes que estudaram ou não matemática, independentemente de suas habilidades cognitivas. Além disso, a quantidade dessa substância química cerebral previu com sucesso mudanças na pontuação de realização matemática cerca de 19 meses depois. Notavelmente, os pesquisadores não encontraram diferenças na química do cérebro antes que os adolescentes parassem de estudar matemática.

Roi Cohen Kadosh, professor de Neurociência Cognitiva da Universidade de Oxford, liderou o estudo. Ele disse: “Habilidades matemáticas estão associadas a uma série de benefícios, incluindo emprego, status socioeconômico e saúde mental e física.

Mudanças cerebrais e cognitivas

A adolescência é um período importante da vida que está associado a importantes mudanças cerebrais e cognitivas. Infelizmente, a oportunidade de parar de estudar matemática nesta idade parece levar a uma lacuna entre adolescentes que interrompem sua educação matemática em comparação com aqueles que continuam. Nosso estudo fornece um novo nível de compreensão biológica do impacto da educação no cérebro em desenvolvimento e o efeito mútuo entre biologia e educação.

“Ainda não se sabe como essa disparidade, ou suas implicações a longo prazo, podem ser evitadas. Nem todo adolescente gosta de matemática, então precisamos investigar possíveis alternativas, como o treinamento em lógica e raciocínio que envolva a mesma área do cérebro que a matemática.”

Influência de longo prazo

O professor Cohen Kadosh acrescentou: “Embora tenhamos iniciado esta linha de pesquisa antes da pandemia, também me pergunto como o acesso reduzido à educação em geral e à matemática em particular (ou a falta dela) afeta o cérebro e o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Embora ainda não tenhamos consciência da influência de longo prazo dessa interrupção, nosso estudo fornece uma compreensão importante de como a falta de um único componente na educação pode afetar o cérebro e o comportamento.”