Uma nova pesquisa da Universidade de Exeter, e publicada na Cerebral Cortex Communications, revelou que as pessoas com a capacidade de visualizar vividamente têm uma conexão mais forte entre sua rede visual e as regiões do cérebro ligadas à tomada de decisão.

A pesquisa lança uma nova luz sobre por que cerca de um e três porcento da população não tem a capacidade de visualizar. Este fenômeno foi denominado “aphantasia” pelo professor Adam Zeman, que chamou aqueles com habilidades de imagens visuais altamente desenvolvidas de “hiperfantásicos”.

Testes cognitivos

Financiado pelo Arts and Humanities Research Council, o estudo é a primeira pesquisa neuropsicológica e de imagem cerebral sistemática de pessoas com afantasia e hipefanastia. A equipe realizou varreduras de fMRI em 24 pessoas com afhantasia, 25 com hiperfantasia e um grupo de controle de 20 pessoas com nitidez de imagem de médio alcance. Eles combinaram os dados de imagem com testes cognitivos e de personalidade detalhados.

As varreduras revelaram que as pessoas com hiperfantasia têm uma conexão mais forte entre a rede visual que processa o que vemos e que se torna ativa durante a imagem visual e os córtices pré-frontais, envolvidos na tomada de decisões e na atenção. Essas conexões mais fortes ficaram aparentes em varreduras realizadas durante o repouso, enquanto os participantes estavam relaxando – e possivelmente divagando.

Memória autobiográfica

Apesar de pontuações equivalentes em testes de memória padrão, o professor Zeman e a equipe descobriram que as pessoas com hiperfantasia produzem descrições mais ricas de cenários imaginários do que os controles, que por sua vez superaram as afantasias. Isso também se aplica à memória autobiográfica, ou a capacidade de lembrar eventos que ocorreram na vida da pessoa. Os afantásicos também tinham menor capacidade de reconhecer rostos.

Os testes de personalidade revelaram que as afantasias tendiam a ser mais introvertidas e as hiperfantasias mais abertas.

Regiões frontais do cérebro

O professor Zeman disse: “Nossa pesquisa indica pela primeira vez que uma conexão mais fraca entre as partes do cérebro responsáveis ​​pela visão e as regiões frontais envolvidas na tomada de decisão e na atenção leva à afantasia. No entanto, isso não deve ser visto como uma desvantagem – é uma maneira diferente de experimentar o mundo. Muitas afhantasics são extremamente realizadoras, e agora estamos ansiosos para explorar se as diferenças de personalidade e memória que observamos indicam formas contrastantes de processamento de informações, ligadas à capacidade de imagem visual.”