O cérebro é um órgão muito importante do ser humano. Trata-se de uma estrutura extremamente complexa que desempenha um papel preponderante em todas as funções do corpo. É particularmente sensível às influências do ambiente. Ao longo do desenvolvimento humano, as áreas do cérebro não amadurecem ao mesmo tempo.

A percepção auditiva começa antes do nascimento e o recém-nascido já é capaz de reconhecer vozes e melodias familiares ouvidas no período fetal. Ao contrário de derminadas áreas cerebrais, como a da memória declarativa e a visão que só se fortalecem após o nascimento.

Nas primeiras semanas gestacionais, a partir dos 18 dias iniciais, o cérebro começa a desenvolver-se formando as células nervosas denominadas de neurónios. Durante todo esse processo, o feto produz mais células neuronais do que as que necessitará quando nascer, e algumas delas morrem por não serem estimuladas.

Potencializar a inteligência

À medida que as células nervosas fortalecem-se em novas conexões neuronais, organizam-se em pregas, formando cavidades, reentrâncias e estas estruturas do cérebro assumem as distintas formas e funções do prosencéfalo, mesencéfalo e cerebelo. Cientificamente, pode-se afirmar que quando esse fenômeno acontece, significa que a estruturação básica do sistema nervoso do feto está em pleno vigor e ação vital. Dai, a grande importância de cantar, conversar e colocar música para o bebê quando ele ainda está no útero materno, pois ajuda a potencializar a inteligência.

E MAIS…

Benefícios cognitivos ao cérebro do feto

Estudos realizados na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apontam que as canções, estórias, conversas com os bebês, ainda na vida intrauterina, estimulam importantes áreas do sistema cerebral, como o cerebelo, considerado uma área mais sensível à melodia e às batidas, o sistema emocional nas relações dos vínculos afetivos.

O cérebro do bebê ainda na vida intrauterina recebe as vibrações dos sons vindas do meio externo do corpo da mãe. Por isso, pode-se considerar que estabelecemos conexões sensoriais, ainda quando estamos no útero materno. Então, converse, cante, conte estórias para o bebê para que suas conexões neurais fortaleçam para um desenvolvimento cognitivo pleno e saudável.