Sob a organização dos doutores Antonio Egidio Nardi, Antônio Geraldo da Silva e João Quevedo, O Tratado de Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria é composto por 46 capítulos que abordam desde os fundamentos da área – abrangendo temas como história da psiquiatria, ética, a relação entre religiosidade, espiritualidade e transtornos mentais, epidemiologia, estatística, sistema de saúde, estigma e psicofobia, o desenvolvimento normal, aspectos genéticos e neuroanatomia.

Instrumentos e estudos

O livro também traz métodos diagnósticos, classificações, entrevista e exames físico e mental, psicopatologia, instrumentos de avaliação em psiquiatria, avaliação neuropsicológica, exames de laboratório e estudos de imagem.

Os transtornos psiquiátricos também estão entre os temas abordados, entre eles: espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, transtorno bipolar, transtornos depressivos, suicídio, transtornos de ansiedade, transtornos obsessivo-compulsivos e relacionados, transtornos relacionados a trauma e a estresse, transtornos alimentares, transtornos por uso de substâncias, disfunções sexuais, transtornos do sono e da vigília, transtornos do controle de impulsos e da conduta, transtornos neurocognitivos e demências, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, entre outros.

Tratamentos e cuidados especiais

A obra ainda fala sobre os tratamentos disponíveis na área, tais como psicofarmacologia, psicoterapia e estimulação magnética invasiva e não invasiva –; e, por fim, cuidados com populações especiais – transtornos psiquiátricos em mulheres, psiquiatria da infância e adolescência, psicogeriatria e psiquiatria forense. Inclui também um hotsite exclusivo, com casos clínicos e questões para testar os conhecimentos adquiridos.

Aborda alguns dos seguintes temas:

Ética na psiquiatria
Aspectos epidemiológicos dos transtornos mentais
A psiquiatria no sistema de saúde
Histórico do diagnóstico e classificações atuais
Interconsulta psiquiátrica
Emergências psiquiátricas
Psiquiatria da infância e adolescência: princípios gerais
Transtornos cognitivos e demenciais associados ao envelhecimento
Psiquiatria forense

Público alvo:

Profissionais, residentes e estudantes das áreas ligadas à saúde mental, bem como pessoas que estão se preparando para concursos na área, inclusive para a prova de título de especialista em Psiquiatria.

FICHA TÉCNICA:

Livro –Tratado de psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria 

Autores –   Antonio Egidio Nardi , Antônio Geraldo da Silva , João Quevedo

Editora – Artmed

Número de páginas – 984