De acordo com os cientistas de Sydney, o estresse combinado com alimentos “confortáveis” com alto teor calórico cria mudanças no cérebro que levam a comer mais, aumentam o desejo por alimentos doces e altamente saborosos e levam ao ganho de peso excessivo.

Uma equipe do Garvan Institute of Medical Research descobriu que o estresse anula a resposta natural do cérebro à saciedade, levando a sinais de recompensa ininterruptos que promovem a ingestão de alimentos mais palatáveis. Isso ocorreu em uma parte do cérebro chamada habênula lateral, que quando ativada geralmente amortece esses sinais de recompensa.

“Nossas descobertas revelam que o estresse pode substituir uma resposta natural do cérebro que diminui o prazer obtido ao comer – o que significa que o cérebro é continuamente recompensado por comer”, diz o professor Herzog, autor sênior do estudo e cientista visitante do Instituto Garvan.

“Mostramos que o estresse crônico, combinado com uma dieta de alto teor calórico, pode levar a uma ingestão cada vez maior de alimentos, bem como a uma preferência por alimentos doces e altamente palatáveis, promovendo assim o ganho de peso e a obesidade. Esta pesquisa destaca a importância de uma dieta saudável em momentos de estresse.”

Ganho de peso

Enquanto algumas pessoas comem menos durante períodos de estresse, a maioria come mais do que o habitual e escolhe opções ricas em calorias com alto teor de açúcar e gordura.

Para entender o que impulsiona esses hábitos alimentares, a equipe investigou em modelos de camundongos como diferentes áreas do cérebro responderam ao estresse crônico sob várias dietas.

“Descobrimos que uma área conhecida como habênula lateral, que normalmente está envolvida no desligamento da resposta de recompensa do cérebro, estava ativa em camundongos em uma dieta rica em gordura de curto prazo para proteger o animal de comer demais. cronicamente estressada, essa parte do cérebro permaneceu silenciosa – permitindo que os sinais de recompensa permanecessem ativos e incentivassem a alimentação por prazer, não respondendo mais aos sinais reguladores da saciedade”, explica o primeiro autor, Dr. Kenny Chi Kin Ip, do Garvan Institute.

“Descobrimos que camundongos estressados ​​com uma dieta rica em gordura ganharam o dobro de peso do que os camundongos com a mesma dieta que não estavam estressados”.

Os pesquisadores descobriram que no centro do ganho de peso estava a molécula NPY, que o cérebro produz naturalmente em resposta ao estresse. Quando os pesquisadores impediram que o NPY ativasse células cerebrais na habênula lateral em camundongos estressados ​​com uma dieta rica em gordura, os camundongos consumiram menos comida caseira, resultando em menor ganho de peso.

Conforto ao dirigir comendo

Em seguida, os pesquisadores realizaram um ‘teste de preferência de sucralose’ – permitindo que os ratos escolhessem beber água ou água adoçada artificialmente.

“Camundongos estressados ​​com uma dieta rica em gordura consumiram três vezes mais sucralose do que ratos que estavam apenas com uma dieta rica em gordura, sugerindo que o estresse não apenas ativa mais recompensa ao comer, mas especificamente impulsiona o desejo por alimentos doces e saborosos”, diz o professor Herzog. “Não vimos essa preferência por água açucarada em camundongos estressados ​​que estavam em uma dieta regular.”

Equilíbrio energético saudável

“Em situações estressantes, é fácil usar muita energia e a sensação de recompensa pode acalmá-lo – é quando um aumento de energia por meio da comida é útil. Mas, quando experimentado por longos períodos de tempo, o estresse parece mudar a equação, levando a uma alimentação ruim para o corpo a longo prazo”, diz o professor Herzog.

Os pesquisadores dizem que suas descobertas identificam o estresse como um regulador crítico dos hábitos alimentares que pode substituir a capacidade natural do cérebro de equilibrar as necessidades de energia.

“Esta pesquisa enfatiza o quanto o estresse pode comprometer um metabolismo energético saudável”, diz o professor Herzog. “É um lembrete para evitar um estilo de vida estressante e, crucialmente – se você está lidando com estresse de longo prazo – tente comer uma dieta saudável e guarde a junk food.”