A dieta controle aderiu às Diretrizes de Alimentação Saudável, o que representou um avanço para a maioria das pessoas, contabilizando sua melhora durante o estudo. Havia alguns mistérios nos dados também. Por exemplo, as mudanças na microbiota foram sutis, mas houve mudanças significativas nos metabólitos – os produtos dos micróbios intestinais.

Os micróbios psicobióticos reduzem a inflamação, permitindo que o cérebro relaxe. Após um mês, 17% na dieta controle mostraram melhora no estresse percebido, mas 32% na dieta psicobiótica mostraram quase o dobro de melhora.

Assim, a dieta psicobiótica não é uma cura, mas um estilo de vida terapêutico: você deve alimentar continuamente as boas bactérias para que seu cérebro mantenha o benefício.

Os autores concluíram que, “dada a influência fundamental do estresse no risco de desenvolver outras doenças crônicas, como a depressão, essas descobertas são promissoras como possíveis abordagens terapêuticas e preventivas”.

Como funcionam os psicobióticos?

Um intestino normal deve ser permeável para permitir a absorção de nutrientes. Mas um intestino excessivamente permeável pode permitir que toxinas ou bactérias encontrem o caminho para a corrente sanguínea, onde são bombeadas para todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro.

Nosso sistema imunológico é capaz de limpar esses resíduos, mas apenas até certo ponto. Se a infecção for forte o suficiente ou persistente o suficiente, a inflamação crônica pode se instalar. O cérebro responde iniciando o comportamento doentio, que é praticamente indistinguível da ansiedade e da depressão. No entanto, neste estudo, os indivíduos eram todos saudáveis ​​e não tinham problemas intestinais óbvios.

O que é uma dieta psicobiótica?

Há duas partes para cada dieta: alimentos a evitar e alimentos a incluir. Uma dieta psicobiótica dispensa fast food, alimentos altamente processados ​​e alimentos açucarados . Todos estes promovem o crescimento bacteriano do tipo errado e nos lugares errados.

Agora para os alimentos saudáveis. Você deve adicionar grãos integrais e alimentos fermentados, bem como vegetais, frutas e feijões cheios de fibras. Se isso soa familiar, é porque é semelhante a uma dieta mediterrânea, que tem alta pontuação na escala psicobiótica.

Do artigo, a dieta psicobiótica “incluía o consumo de frutas e vegetais ricos em fibras prebióticas (6 a 8 porções por dia, por exemplo, cebola, alho-poró, repolho, maçã, banana, aveia), grãos (5 a 8 porções por dia) , e leguminosas (3–4 porções por semana), bem como alimentos fermentados (2–3 porções por dia, por exemplo, chucrute, kefir ou Kombucha).”

Este estudo mostra que mudar a dieta pode melhorar sua percepção de estresse.