Neste mês de fevereiro, Marcia Regina Cominetti, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lança a coluna EnvelheCiência, uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição.

O objetivo é divulgar informações – baseadas em evidências científicas – sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo. A ideia surgiu da participação de Cominetti no programa Sementes da Cultura Científica, criado pelo ICC justamente para apoiar cientistas e outras pessoas em iniciativas de difusão do conhecimento.

País de pessoas idosas

O Brasil, em alguns anos, deixará de ser um país de jovens para se tornar um país de pessoas idosas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já em 2030 o número de pessoas idosas (com 60 anos ou mais) ultrapassará o de crianças no Brasil. “Como estamos, como sociedade e governo, nos preparando para isso?”, indaga Cominetti. Esta, inclusive, foi a questão norteadora para a criação da coluna.

“Além disso, testemunhamos a época das fake news, da negação da Ciência, do etarismo (discriminação e preconceito contra a pessoa idosa) e outras aberrações contrárias à sensatez. Não raro ouvimos questionamentos como: ‘atrizes grávidas aos 50 e tantos anos? Que absurdo!’; ‘Um presidente com 77 anos? Está doente, não vai ter condições de governar!’. Infelizmente são frases comuns, mas deveríamos saber que pessoas idosas têm total capacidade de bem exercer esses papéis. Inclusive, casos de etarismo como estes podem levar a consequências sérias, sobretudo efeitos que levam ao isolamento social, à solidão e à piora da qualidade de vida para as vítimas”, analisa a docente da UFSCar. 

Nessa direção, a coluna pretende auxiliar a compartilhar e a disseminar o conhecimento, apresentando informações científicas e curiosidades sobre o envelhecimento. Os artigos serão produzidos mensalmente e abordarão temas como envelhecimento saudável, terapias antienvelhecimento, tipos de demência e seus estigmas, Alzheimer, etarismo, dentre outros. 

“O conhecimento abre portas e cabeças. Eu acredito que quanto mais divulgarmos o que é feito dentro da Universidade, em estudos que são publicados em revistas científicas de qualidade e boa reputação, mais auxiliaremos a conscientização pública e a compreensão da Ciência e seu impacto na sociedade”, registra Cominetti.

Formuladores de políticas públicas

Além de ter o intuito de atingir mais pessoas da sociedade com seus textos, a pesquisadora espera ir além: “Quiçá consigamos alcançar também os formuladores de políticas públicas para que usem o conhecimento científico sobre o processo de envelhecimento e, assim, estejam aptos a tomarem decisões que melhorem a vida das pessoas que mais precisam dessas iniciativas”, compartilha a pesquisadora.

O primeiro texto, “Por que envelhecemos?“, já foi lançado e produz reflexões sobre esta pergunta, apresentando as teorias biológicas que buscam explicar este processo e, também, destacando que há componentes sociais e psicológicos que ajudam a entendê-lo. O material está disponível para leitura no site do ICC, onde também serão publicados os artigos dos próximos meses.