Quais são os possíveis efeitos da positividade tóxica no trabalho ou na escola?

Mesmo com todos os benefícios que nos podem ser trazidos pelo otimismo, no pensamento positivo que libera neurotransmissores que causam euforia, recompensa e satisfação, é preciso estar atento ao fato de que, muitas vezes, a positividade tóxica ignora emoções ruins e pode trazer muitas consequências semânticas, negativas.

Culpa, vergonha, falta de empatia, desenvolvimento e crescimento profissional prejudicado, incluindo consequências como aumento de ansiedade e seus reflexos na saúde mental, podem ser encarados como efeito espelhado do comportamento na escola e até mesmo no trabalho, já que emoções negativas nos levam a dimensões curativas sobre nossos comportamentos.

Quando entramos em contato com nossa realidade e o que podemos fazer para performarmos melhor, a tendência é de ampliação de nossa “biblioteca comportamental”, tendo um maior e melhor repertório de ações para a vida. Precisamos aprender a lidar com experiências ruins e dolorosas, pois senti-las e tratá-las resultam em experiência e melhores opções para melhores resultados.

Uma pessoa que está com olhar de extrema positividade acaba ignorando os riscos envolvidos. A inteligência deriva principalmente da capacidade de análise de todo um panorama – seja negativo, seja positivo – para o processo individual, levando a evolução da sociedade, que retorna e reflete em si mesmo.