Você já deve ter pensando nessa frase ou ouvido alguém falar: “Gosto do que eu faço, mas não vejo a hora que chegue o final de semana para descansar”.

Cada vez mais as pessoas estão buscando um trabalho que faça sentido para elas. Muitas amam o que fazem, mas não se sentem felizes.

Sensação de desprazer

Vários fatores podem contribuir para a infelicidade no trabalho. E nem sempre isso está ligado a não gostar do que se faz.

Conheço muitas pessoas que esperam ansiosas pelo final de semana, para se jogarem na cama e assistirem a sua série favorita. Ou aquelas que só conseguem ter bons momentos fora do trabalho.

O final de semana é importante para descansar, recarregar as energias, curtir a família e o lazer. Mas a nossa semana tem 7 dias. É cruel pensar que vamos aproveitar somente 2 dias para sermos felizes e para fazermos o que gostamos.

Terceirizar as responsabilidades

Vários fatores podem contribuir com a infelicidade no trabalho:

– Fazer o que gosta, mas não do jeito que gostaria de fazer;

– Ambientes tóxicos;

– Excesso de trabalho;

– Falta de desafios;

– Falta de significado no trabalho;

– Estafa física e mental;

– Dificuldade de criar laços positivos no trabalho;

– Desafios incompatíveis com as habilidades;

– Salários incompatíveis com a função;

– Falta de desafios;

– Doenças decorrentes do trabalho;

– Liderança autoritária;

– Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional;

– Falta de autonomia.

Eu poderia citar uma lista ainda maior, mas vou me ater a esta, que já é bem expressiva.

Estamos acostumados a terceirizar as responsabilidades. Por mais que a empresa ou as pessoas que nela trabalham sejam responsáveis por grande parte destes itens, há uma questão bem importante: se você terceirizar a responsabilidade, sempre estará à mercê dos outros.

Sempre há algo que podemos fazer. Se algo não nos faz bem, precisamos olhar para isto e criar estratégias para sairmos deste círculo vicioso.

Falo aqui em autorresponsabilidade, em tomar as rédeas da própria vida. Em agir em direção ao que se quer e para longe do que não se quer mais.

Autorresponsabilidade é importante

A autorresponsabilidade envolve olhar para aquilo que não está bom e pensar em como podemos nos afastar do que não queremos mais.

Existem várias coisas que podem estar acontecendo com você e com o seu trabalho. Por isso, não existe apenas uma estratégia. Mas sempre acertamos quando olhamos para dentro e conseguimos identificar o que queremos e o que não queremos mais.

A vida não foi feita para suportar, mas para viver, em toda sua plenitude, incluindo o trabalho.

E MAIS…

Pequenas mudanças de atitude podem fazer a diferença

Experiências de outras pessoas podem motivar mudança de comportamento. Cito algumas para a sua reflexão e também sugiro algumas atitudes que podem fazer a diferença em sua vida.

1 – Atente-se para a alimentação, movimento e propósito

Dan Buettner, Biólogo da National Geographics, viajou para os países mais longevos do mundo e descobriu alguns motivos pelos quais as pessoas vivem mais. Nas comunidades por onde passou, percebeu algumas coisas em comum: a alimentação natural, sem agrotóxicos e saudável, o movimento (as pessoas se deslocam a pé ou de bicicleta para trabalhar) e a vida com propósito.

Sobre o propósito, as Ilhas Okinawa no Japão, desenvolveram um conceito chamado IKIGAI, o motivo pelo qual acordam todos os dias pela manhã não somente para irem ao trabalho, mas para viverem.

Portanto, para ter mais energia para o trabalho, alimente-se bem, movimente-se e tenha um motivo para acordar todos os dias.

2 – Cultive relacionamentos significativos

A pesquisa mais extensa do mundo, que já dura 76 anos, foi feita por pesquisadores da Universidade de Harvard e começou com a análise de 700 estudantes, acompanhando-os durante toda a sua vida e depois, seus descendentes.

O atual diretor do estudo, o psiquiatra americano Robert Waldinger, diz que a principal conclusão a que os pesquisadores chegaram, foi que “o importante para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida, é a qualidade dos nossos relacionamentos”.

No trabalho ou fora dele, cultive relacionamentos que te façam bem para se manter feliz e saudável.

3 – Faça o que faz sentido para você

Se o trabalho não faz mais sentido, é hora de começar a pensar em mudar. Busque algo que faça sentido para você. Planeje-se, desenhe, organize-se.

Quando o seu foco é direcionado para algum lugar e você se movimenta em direção a ele, você cria estratégias e ações para alcançar seu objetivo. Saia do automático, busque alternativas e planeje-se.

4 – Crie um ambiente leve, mesmo que seja apenas na sua mesa

Às vezes trabalhamos em ambientes tóxicos e carregamos aquilo para dentro das nossas casas, o que afeta a nossa saúde física e mental.

Mas você pode criar o seu próprio ambiente dentro do ambiente em questão para torná-lo mais agradável. Deixe o local com a sua cara, tenha atitudes com os outros que gostaria que tivessem com você, leve humor e leveza ao trabalho.

É possível enumerar outras dicas, mas acredito que com estas você já poderá ter mais leveza no trabalho e na sua vida.