No meu último texto aqui, introduzi o tema Felicidade Organizacional e trouxe alguns dados científicos do cenário mundial sobre a falta de engajamento e felicidade dos colaboradores, o que afeta, naturalmente, o bem-estar.

A importância de uma cultura organizacional positiva nunca foi tão relevante para as empresas.

Fenômeno ocupacional

Recentemente, a OMS classificou a Síndrome de Burnout como um fenômeno ocupacional, um problema de saúde mental ligado ao trabalho que faz das empresas co responsáveis pela saúde do colaborador, o que exige que se tomem medidas importantes ligadas ao bem-estar.

Para apoiar uma cultura positiva, saudável e resiliente, trago hoje os elementos do bem-estar, baseado na teoria do Psicólogo Martin Seligman, que descobriu que existem 5 elementos que, se trabalhados, trazem mais bem-estar e satisfação com a vida. Seligman é um Psicólogo americano que trabalhava com pacientes depressivos. E em meados de 1998, quando presidia a APA (Associação Americana de Psicologia), começou a direcionar seu olhar para aquilo que funcionava nos indivíduos.

Vou apresentar cada elemento e trazer algumas práticas adotadas pelas empresas.

O acrônimo PERMA compõe os 5 elementos, que vamos ver a seguir:

P (Positive Emotions), Emoções Positivas

E (Engajement) – Engajamento

R (Relashionships) – Relacionamentos

M (Meaning) – Significado

A (Accomplishment) – Realização

Em 2019, uma pesquisadora e aluna de Seligman, da Universidade da Pensilvânia, chamada Emiliya Zhivotovskaya, descobriu um novo elemento que já estava em estudo e que foi incluído na sigla PERMA por alguns estudiosos. A Vitalidade.

O que diz a Ciência

O que a Ciência diz sobre estes elementos?

Emoções Positivas (P)

Nós temos o que a ciência chama de viés negativo, fruto do nosso cérebro milenar que aprendeu a se defender dos predadores. Para nos proteger, nosso cérebro emite um alerta para prestarmos atenção ao que pode dar errado e não ao que pode dar certo, interferindo em nossas atitudes em relação aos nossos objetivos. Temos a tendência a dar mais ênfase aos acontecimentos negativos do nosso dia.

E este viés negativo restringe nossa capacidade de agir e encontrar soluções para os problemas mais diversos. Ficamos mais alertas ou nos esquivamos de situações que podem dar errado.

As emoções consideradas negativas são importantes para a nossa sobrevivência e também nos trazem muito aprendizado. Não podemos ignorá-las. É por isso que, passado um tempo, o P do PERMA passou a representar todas as emoções.

Cultivar Emoções Positivas diariamente traz vários benefícios:

– Ajuda a melhorar nossa performance no trabalho e nos estudos;

– Aumenta a nossa imunidade;

– Melhora nossos relacionamentos;

– Nos traz um olhar para o futuro de esperança e otimismo;

– Diminui a tendência à depressão, ansiedade e stress;

– Reduz o risco de doenças cardiovasculares;

– Aumenta nossa criatividade;

– Aumenta nosso nível de bem-estar;

– Modifica nossa forma de pensar e agir no mundo.

Aqui estão algumas dicas para elevarmos nosso índice de emoções positivas, o que também pode ser aplicado no ambiente de trabalho.

– Praticar a Gratidão;

– Prestar atenção no que deu certo no dia;

– Fazer mais do que nos faz bem;

– Participar e promover atividades que envolvam riso e humor.

Engajamento (E)

O grande Calcanhar de Aquiles das empresas.

Mihaly Csikszentmihalyi, um pesquisador e outro grande nome da Psicologia Positiva, criou a Teoria do Flow. A definição de Flow, ou Fluxo, aproxima-se de Engajamento, que representa um estado de concentração máxima, quando estamos completamente absorvidos pela experiência e não percebemos o tempo passar.

Você certamente já entrou em estado de flow. Ele pode ocorrer em qualquer atividade: nas artes, nos esportes, em brincadeiras infantis, em uma conversa com amigos ou no trabalho.

Estado de Flow

O que caracteriza um Estado de Flow?

– Momento de experiência e máxima concentração;

– Concentração no aqui e no agora;

– Atividades com muito envolvimento;

– Desafios compatíveis com as habilidades;

– Comprometimento com a tarefa;

– Atividades desafiadoras;

– Consciência de tempo quase nula;

– A experiência é a recompensa;

– Eventualmente, as experiências podem não ser prazerosas no momento em que ocorrem.

Para entrar no Estado de Flow, é necessário que exista um desafio alto e uma habilidade compatível com o desafio.

Se o Desafio é alto e a habilidade é baixa, ocorre a ansiedade. Se o desafio é baixo e a habilidade é alta, ocorre o relaxamento.

Às vezes é necessário passar por um estado anterior para chegar no Flow.

Confira no gráfico ao lado todos os estados que envolvem desafios e habilidades.

A dica aqui é entender se a habilidade do colaborador está compatível com o desafio.

Envolver o colaborador nas decisões da empresa ajuda no senso de pertencimento, o que traz segurança psicológica.

Relacionamentos (R)

Os Relacionamentos são o terceiro elemento do PERMA-V. Cultivar Relacionamentos Positivos traz mais bem-estar e equilíbrio a nossas vidas.

Do ponto de vista do egóico, segundo a teoria evolucionista, nós só nos engajamos em relacionamentos para fazer nossos genes progredirem, o gene egoísta.

Um outro lado da teoria evolucionista defende que vivemos e somos selecionados em grupos e portanto, temos que cultivar a compaixão, o amor e a compreensão, que garantem a sobrevivência dos relacionamentos.

Desta forma, a predominância dos seres humanos no planeta, ocorre porque construímos juntos, nos comunicamos e cooperamos. E são estas as atitudes que devemos buscar em nossas relações e no trabalho.

Significado (M)

Não é por acaso que ouvimos tanto falar de propósito e significado. A Ciência já comprovou que quem encontra significado em sua vida, é mais feliz.

O significado é pertencer e servir a algo que você acha que é maior do que você.

Em geral, a literatura sobre produtividade e significado no mundo corporativo, diz que quanto mais significado encontrarmos no trabalho, mais satisfeito ficamos com nosso trabalho, e mais produtivos somos, além de termos mais facilidade para aplicarmos nosso talento e nossas forças a serviço de nossa missão.

Todos nós estamos em busca de um trabalho que faça sentido. Ajudar o colaborador a ressignificar o sentido do trabalho para ele é um caminho possível.

Realização (A)

A Realização é o quinto elemento do PERMA-V. Precisamos cumprir metas, objetivos, conquistar algo na vida para termos realização. Os elementos do PERMA-V estão sempre muito ligados entre si, e a realização é um encerramento. É importante alcançarmos nossos objetivos, mas sempre com foco em aproveitar a jornada: ter emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos e significado é primordial para que ocorra a realização. As etapas devem ser vivenciadas de forma integral, desde o momento que colocamos nossos objetivos no papel.

A principal pesquisadora sobre garra, autodisciplina e determinação, Angela Duckworth, autora do Livro “Garra”, descobriu que a autodisciplina e a determinação são duas vezes mais importantes que o QI e o talento quando se fala em realização. E para desenvolvermos a autodisciplina, precisamos trabalhar o alinhamento entre valores e metas, a resiliência e comemorar os pequenos avanços, as pequenas conquistas.

Não é fácil ter disciplina, principalmente quando estamos iniciando um novo hábito ou uma nova atividade. na maioria das vezes, falhamos no início. Isso ocorre, segundo Kasia Jamroz, porque o objetivo principal do cérebro é a sobrevivência. E quando vem a incerteza de como será o resultado final, ele capta uma ameaça, desencadeando uma resposta aguda ao estresse, que gera um comportamento de esquiva ou de proteção, diminuindo a nossa produtividade e as chances de realização e sucesso.

A aplicação na empresa

Para evitar que isso ocorra, algumas atitudes podem ajudar para você aplicar com você e com seus colaboradores:

– Saiba por que o que você está fazendo é necessário;

– Quebre as metas em mini-metas;

– Meça seu próprio desempenho (tenha um diário com os pequenos avanços);

– Esteja atento: pratique a atenção plena;

– Celebre as pequenas vitórias.

Vitalidade (V)

Enfim, chegamos ao último e mais recente elemento do PERMA-V, a Vitalidade.

A Vitalidade, ou Saúde, já era conhecida na ciência como um importante elemento de promoção do bem-estar. Dentro da Psicologia Positiva, ela já havia sido estudada por outros pesquisadores, inclusive já fazia parte do acrônimo SPIRE, criado por Tal-Ben-Shahar.

Recentemente ela foi incorporada ao PERMA, e dá ênfase a 3 aspectos:

– Dormir bem

– Comer melhor

– Movimentar-se

Sabemos que um sono bom e uma alimentação saudável diminuem os riscos de doenças e aumentam a nossa vitalidade. O curioso está no movimentar-se. Pesquisadores descobriram que o movimento é tão importante quanto o exercício físico.

Ele entra como um fator importante para a Vitalidade ou para a nossa saúde, promovendo a nossa Felicidade. Caminhar meia hora por dia, subir as escadas ao invés de pegar o elevador, fazer o jardim, descer do ônibus algumas quadras antes, são hábitos simples que você pode adotar e que vão te trazer mais disposição no seu dia a dia.

E MAIS…

Projetos que promovam mudanças nas empresas

Promover atividades que gerem movimento nas empresas, ter apoio de nutricionista e preparador físico, praticar mindfulness, fazer reuniões caminhando, das espaço para o ócio, são maneiras de trabalhar a vitalidade.

Deixo aqui um pequeno exercício para que você possa começar a promover as mudanças na sua vida e no seu ambiente de trabalho.