“O número de pessoas que dizem estar significativamente estressadas com esses eventos mais recentes é impressionante em relação ao que vimos desde que começamos a pesquisa em 2007. Os americanos têm feito o possível para perseverar nos últimos dois anos tumultuados, mas esses dados sugerem que agora estamos atingindo níveis sem precedentes de estresse que desafiarão nossa capacidade de lidar com isso”, disse Arthur Evans Jr., CEO da Associação.

Quase metade dos entrevistados (47%) disse estar menos ativo desde o início da pandemia, 58% disseram que tiveram mudanças de peso indesejadas e 23% disseram que têm bebido mais.

Pesquisa complementar

As novas descobertas se somam a uma pesquisa mais ampla do Stress in America realizada em fevereiro, que apontou o estresse financeiro em seu nível mais alto desde 2015.

Ao todo, 58% dos entrevistados disseram que os relacionamentos foram tensos ou terminados por causa de conflitos relacionados à pandemia. Entre eles estavam conflitos sobre o cancelamento de eventos ou reuniões devido a preocupações com a Covid (29%); diferenças de opinião sobre vacinas e a pandemia em geral (25%) e diferenças sobre o uso de máscaras (24%).

Impacto duradouro

A APA observou que as dificuldades de relacionamento e o apoio social reduzido tornam mais difícil lidar com o estresse, e 56% dos entrevistados disseram que poderiam ter usado mais apoio emocional durante a pandemia.

“Viver com ameaças históricas como essas muitas vezes tem um impacto duradouro e traumático em gerações”, disse Evans.