Pesquisas mostram que a atenção plena melhora a concentração e o funcionamento cognitivo. Práticas como respiração profunda, relaxamento muscular progressivo, ioga ou simplesmente desconectar-se da tecnologia e conectar-se com a natureza o ajudarão a sair da cabeça e entrar no corpo. Quando nos conectamos com nossa respiração e nossos sentidos, podemos silenciar nossa tagarelice mental e acessar aspectos mais profundos e intuitivos de nós mesmos e acessar esse estado de fluxo – o espaço onde nossa mente, corpo e espírito estão alinhados e nossa energia é focada.

Como melhorar a concentração

  1. Priorize sua saúde e bem-estar. Sua concentração é melhor quando você tem sono, nutrição, hidratação e equilíbrio entre vida profissional e pessoal adequados. Mantenha o açúcar no sangue e a energia equilibrados ao longo do dia, fazendo micro intervalos para autocuidado. Você terá dificuldade em se concentrar se estiver sobrecarregado e esgotado.
  2. Faça um ajuste de saúde mental. Pesquisas mostram que as taxas de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% em todo o mundo em 2020 devido ao efeito cascata da pandemia. Pense na terapia como uma forma rotineira e preventiva de cuidados de saúde, como ir ao dentista ou ao médico.
  3. Comece uma rotina matinal. Ter uma rotina matinal que envolva autocuidado o preparará para o sucesso pelo resto do dia. Defina seu alarme 20 a 30 minutos antes e reserve alguns momentos ao acordar para fazer um diário, tomar seu café na natureza, fazer alongamentos, arrumar a cama ou definir suas intenções para o dia.
  4. Estruture seu dia. Defina períodos de tempo para diferentes tarefas ou atividades e comprometa-se com esses limites. Certifique-se de agendar o autocuidado e o tempo para acessar o suporte necessário para recarregar as baterias e manter o foco. Dê tempo para a transição entre as atividades.
  5. Silencie seu sabotador interior. Todos nós temos aquela voz em nossa cabeça que nos coloca para baixo e nos sobrecarrega com pensamentos negativos. Com o tempo, podemos silenciar o sabotador interno e substituir essa voz por autocompaixão, autocuidado e autoafirmação, o que melhorará a autoestima e a autoeficácia para que tenhamos mais confiança em nossa capacidade de focar e alcançar objetivos.

E MAIS…

O que evitar para uma melhor concentração

  • A multitarefa faz com que nossos cérebros fiquem estressados ​​e sobrecarregados. Perdemos tempo na transição de uma tarefa para outra. A multitarefa aumenta os erros e reduz a produtividade.
  • Desligue suas mídias sociais, e-mail, jogos e outras notificações (incluindo mensagens de texto em seu telefone).
  • Excesso de cafeína, açúcar ou outras substâncias. Você não pode esperar que seu cérebro funcione corretamente pela manhã se você tomou um sonífero às 4 da manhã, quando não conseguia dormir. Ou talvez você tenha tomado um bule de café ou comido apenas um donut e refrigerante diet no dia anterior. Reconheça que até mesmo os alimentos afetam seu humor e capacidade de concentração.