Nova pesquisa realizada pelo GeneSight Mental Health Monitor da Myriad Genetics mostrou que apenas metade dos pais estava “muito” ou “completamente” confiante sobre entender a diferença entre desafios normais da adolescência e uma condição de saúde mental, e mais de um terço (35%) estava apenas “um pouco” confiante. Quase metade dos pais (47%) achava que seus filhos não se sentiriam totalmente à vontade para conversar com eles sobre suas dificuldades de saúde mental.

Os pesquisadores entrevistaram 323 pais americanos de crianças de 16 a 24 anos e 641 adolescentes e adultos jovens de 16 a 24 anos. A pesquisa foi realizada em agosto e setembro de 2021. A margem de erro nos resultados da pesquisa para a população base total é de +/- 3 %.

“Como muitos pais de adolescentes sabem, seus filhos podem parar de confiar em você. No entanto, a pesquisa mostra como as conversas sobre saúde mental são vitais”, diz Mark Pollack, MD, diretor médico de saúde mental da Myriad Genetics, em um comunicado à imprensa. “Se você suspeitar que a saúde mental de seu filho está sofrendo, converse com eles e com um profissional de saúde sobre suas preocupações.”

Pistas que ajudam a identificar

De acordo com os pesquisadores, os pais podem procurar certas pistas de que seu filho pode estar lutando com problemas de saúde mental. “Muitas coisas que os pais devem sintonizar estão nos principais domínios do funcionamento – escola, família, amigos, atividades e notas”, diz Thomas. “Seu filho está se divertindo, ou eles apenas parecem meio ‘blah’? Seu filho está agindo ou ‘atuando’ – ou seja, sendo mal-humorado ou retraído? Você viu mudanças no apetite, sono, nível de energia, motivação ou alegria? Todos esses podem ser sinais de alerta de que o problema está em andamento”, diz.

Por exemplo, um jovem pode estar preocupado com um teste de biologia, mas quando o teste é feito, a preocupação desaparece. A ansiedade, por outro lado, é muitas vezes sentida no corpo. Pode assumir a forma de dores de cabeça, dores de estômago, náuseas ou distúrbios do sono. É mais abrangente e pode ser um problema de saúde mental.

Da mesma forma, há uma diferença entre “apenas se sentir para baixo” ou “estar deprimido” versus estar deprimido. Um estado de tristeza, com sentimentos de desesperança, inutilidade e apatia, sem prazer em atividades geralmente agradáveis ​​– que dura 2 semanas ou mais pode ser depressão.

Questões em consideração

As questões a serem consideradas são se o humor da criança é persistente ou momentâneo. Aconteceu algo com o qual eles estão chateados ou há um problema contínuo? Quão abrangente é? Como isso afetou os domínios mais importantes da vida?

As crianças querem que seus pais conversem com elas, e mais da metade (51%) está disposta a compartilhar suas dificuldades de saúde mental com seus pais, de acordo com a pesquisa. Um quinto dos jovens entrevistados disseram que estariam dispostos a compartilhar suas lutas com outros membros da família e 38% disseram que estariam dispostos a conversar com amigos.

Iniciar conversas é muito importante. Por exemplo, se uma criança joga algo na parede, pergunte o que ela está sentindo. Eles estão frustrados? Nervoso? Se sim, sobre o quê?

Faça perguntas mais específicas. “’Algo está preocupando você? Você está tendo problemas na escola ou com amigos?”

Acolhimento e compreensão

E seja proativo ao iniciar essas conversas. E se seu filho disser algo como “Não quero mais estar aqui”, tente esclarecer o que isso significa. “Isso significa que você não quer estar neste quarto agora porque você está chateado? Nesta escola? Ou é assim que você se sente sobre a vida?”.

Os jovens geralmente expressam pensamentos suicidas passivamente, em vez de dizer diretamente: “Quero estar morto” ou “Quero me matar”.

De acordo com os pesquisadores é um “mito” que perguntar sobre automutilação ou suicídio vai “colocar ideias” na cabeça da pessoa. Falar com as crianças é um primeiro passo importante, mas é apenas isso: um primeiro passo. Dependendo de como a conversa ou as conversas forem, talvez seja preciso procurar ajuda profissional.

lidar com os problemas

Mais de 75% dos jovens entrevistados na pesquisa disseram que seus problemas de saúde mental começaram antes de completarem 18 anos. Mas apenas metade dos pais procurou tratamento para os problemas de saúde mental de seus filhos, e quase três quartos dos jovens que não receberam ajuda disseram que desejaram que seus pais tivessem feito isso.

Muitos disseram que não teriam sofrido tanto durante a adolescência se seus pais tivessem ajudado. Eles também disseram que estariam mais bem equipados para lidar com seus problemas, estariam melhor preparados para a vida adulta e não estariam lidando com os mesmos problemas agora.