Uma relação amorosa está vinculada a fatores como confiança, fidelidade, honestidade, transparência. A partir do momento que estes elementos são rompidos, por manipulação de um dos parceiros, por abuso de confiança, motivado por obtenção de vantagens ilícitas, causando prejuízos ao outro, temos a rotulação do estelionato sentimental.

O estelionato é caracterizado por induzir alguma pessoa a uma falsa concepção de algo com a finalidade de adquirir benefício ilícito para si ou para outrem. Sentimentalmente falando, definimos que o conceito está interligado a sentimento ou mesmo a sensibilidade, vinculado à capacidade de sentimentos positivos ao outro. Mas é fácil tratar do assunto quando não se está envolvida neste processo ou não se é vítima do personagem em questão.

Perfil carismático

O estelionatário sentimental pode se caracterizar como um verdadeiro “príncipe encantado”. Possui carisma, charme, educação. Alguns são cultos e usam isso para impressionar suas vítimas, demonstrando também que desejam casar, “viver juntos para sempre”. Com isso, em pouco tempo, conseguem conquistar a confiança de sua presa, que na maior parte das vezes, são mulheres sofridas emocionalmente, carentes e que podem já ter passado por alguns relacionamentos abusivos e opressores. O estelionatário transforma-se em um verdadeiro porto seguro para essa mulher, que acaba cedendo quando este começa a expor seus problemas financeiros, convencendo-a a emprestar dinheiro, que muitas vezes, tem a promessa de ser devolvido em breve. Um breve que nunca chega, e que em algumas vezes, ele desaparece e a mesma fica com o prejuízo. Lembrando que os golpistas, buscam o mesmo perfil de mulheres para enganar.

Grandes prejuízos emocionais

Relacionamentos abusivos que te fazem mal ou fazem você se sentir explorada devem ser evitados. Não confie demais. Verifique referências, endereço, desconfie do excesso de lamentações e pedidos (materiais/financeiros) e tome muito cuidado para não assumir a culpa total pelo infortúnio o que resulta também em grandes prejuízos emocionais. Este é um grande erro de julgamento. O apoio persistente dos amigos, familiares e pessoas queridas é fundamental. Uma ótima oportunidade para a pessoa redescobrir que existe gente boa nesse mundo e que não está abandonada.

E MAIS…

O amor próprio é a maior arma

Todo cuidado é pouco, mas mais do que isso: o amor próprio é a maior arma impeditiva para se cair neste golpe. Se você se amar, não vai esperar migalhas e nem cair em contos de fadas. Não usará sua carência para se fortalecer e assim, abrir a guarda para qualquer um que venha destituir sua paz, sua felicidade e seus bens materiais e financeiros. Estelionato sentimental é crime e não se pode confiar a ninguém nossa felicidade. Fortaleça sua autoestima e se proteja de falsas promessas.