Entender e compreender o impacto da liderança na vida social em especial no cotidiano das corporações vencendo um desafio insistente nos últimos 30 anos, porém o estudo sobre liderança não se limita há 30 anos atrás, vale salientar que o conceito de liderança foi registrado pela primeira vez em um artigo publicado em 1904 por Lewis Terman, e a partir daí inúmeros pesquisadores interessaram se e passaram a buscar informações e conceitos referente ao tema.

Nossa proposta é entender quais são as principais teorias comportamentais de liderança entender suas definições e a partir de então criticar seu impacto na construção de indústrias e demais negócios fortes, irrelevantes para a economia de uma nação.

Porém antes se faz necessário entender a sua definição e a aplicação tanto prático como teórica, deste ponto de partida se desdobra inúmeras classificações que tanto pode ajudar o leitor a compreender como pode confundir, para isso se faz necessário o cuidado de tanto definir o que é liderança como definir o que é um líder.

Nem todos os gestores são líderes

Segundo Rubens 2002 “definimos liderança como a capacidade de influenciar um grupo rumo ao alcance de uma visão ou de um conjunto de objetivos.

Mas nem todos os líderes são gestores e nem todos os gestores são líderes. O simples fato de uma organização conferir autoridade formal a seus gestores não garante uma liderança eficaz.

Os líderes podem surgir naturalmente em um grupo ou podem ser formalmente nomeados. A liderança não sancionada – a capacidade de influenciar as pessoas que surgem independentemente da estrutura formal da organização – pode ser tão importante quanto a influência formalizada.

Líderes que desafiem o status quo

As organizações precisam de uma liderança e de uma gestão forte para maximizar sua eficácia. Precisam de líderes que desafiem o status quo, criem visões e inspirem os membros da organização a alcançar essas visões.

Por outro lado, também precisam de gestores capazes de elaborar planos detalhados criar estruturas organizacionais eficientes e administrar as operações diárias”.

  1. Teorias dos traços da liderança: teorias que consideram as qualidades e características pessoais que diferenciam os líderes dos não líderes.
  2. Teoria da estrutura inicial: grau em que um líder define e estrutura o próprio papel e o de seus subordinados para facilitar o alcance de objetivos.
  3. Modelo de contingência de Fiedler: teoria que sustenta que os grupos eficazes dependem da adequação entre o estilo do líder na interação com os subordinados e o grau de controle e influência que a situação lhe proporciona.
  4. Teoria da liderança situacional: concentra-se nos seguidores essa teoria diz que o sucesso depende da depende da escolha do estilo certo de liderança dependendo do nível de prontidão dos seguidores de seu grau de disposição e de sua capacidade para realizar determinada tarefa.
  5. Teoria do caminho objetivo: teoria que sustenta que é função do líder ajudar os seguidores a atingirem suas metas, fornecendo a orientação e o apoio necessários para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos do grupo ou da organização.
  6. Modelo líder participativo: teoria da liderança que fornece um conjunto de regras para determinar a forma e a quantidade de decisões participativas que devem ser tomadas em diferentes situações.
  7. Teoria da troca entre líder e liderados: teoria que apoia a criação de endogrupos e exogrupos grupos por parte dos líderes, sendo que os subordinados pertencentes ao endogrupo recebem avaliações de desempenho melhores, apresentam menos rotatividade e maior satisfação no trabalho.
  • 8. Teoria da liderança carismática: teoria que afirma que os seguidores atribuem capacidades heróicas ou extraordinárias a seus líderes quando observam determinados comportamentos.
  • 9. Modelo completo de liderança: engloba tanto a liderança transacional como a liderança transformacional e descreve sete estilos de liderança em uma escala progressiva.
  1. Liderança autêntica: líderes que sabem quem são, no que acreditam e valorizam e agem conforme seus valores e crenças, de forma aberta e Franca.
  2. Liderança servidora: estilo de liderança caracterizada por ir além dos próprios interesses e concentrar-se em oportunidades de ajudar os seguidores a crescer e se desenvolver.

E MAIS…

Não existe um estilo correto

Todos esses estilos de certa forma são apresentados mediante situações específicas que o demandam, não existe um estilo correto, existe estilos adequados aos momentos e as necessidades que o contexto apresenta, cabe então cada líder entender o seu real papel compreender o seu ofício entender sua missão e confiar no pleno exercício da liderança como um elemento positivo e transformador de pessoas e consequentemente de organizações.

Referencias:
Robbins, Stephen P. Judge, Timothy A. Comportamento Organizacional. São Paula – Pearson – 18º ed. 2022.
Vieira, Nelson. Costa Júnior, Dionizio. Coaching Para a Vida. São Paulo – Literare Books – 1º Ed. 2017.