Quais são as causas mais comuns que levam algumas pessoas a atentarem contra a própria vida?

1 – Depressão

A causa mais comum de suicídio, pensamentos depressivos profundos são tipicamente acompanhados de uma sensação de sofrimento e um sentimento de desesperança em escapar da dor. É importante falar sobre a depressão, por mais desconfortável que seja, pois isso pode fazer com que as pessoas que sofrem dessa doença se abram mais e cresçam confiantes o suficiente para falarem sobre sua dor.

2 – Psicose

Sabe-se que as doenças mentais causam suicídio por deficiência cognitiva. A esquizofrenia é um tipo de psicose frequentemente associada a tendências suicidas. As vozes internas ordenarão que indivíduos de outra forma funcionais cometam automutilação e devem ser tratadas para evitar que essas vozes se tornem muito autoritárias.

3 – Grito por ajuda

Um pedido de ajuda ocorre quando um indivíduo que sofre de dor interna ou emocional não consegue ou não alerta os outros ao seu redor e tenta o suicídio como último recurso. Em alguns casos, esses indivíduos selecionam métodos que acreditam que não os prejudicarão, mas muitas vezes são tragicamente mal informados.

4 – Acidentes

O suicídio acidental é uma causa muito comum entre adolescentes e jovens adultos. Essa causa pode estar ligada a problemas de uso de substâncias e geralmente ocorre para aqueles que sofrem de um vício. A melhor defesa contra essa causa é buscar tratamento de desintoxicação ou recuperação do uso de substâncias.

5 – Isolamento social

Comum em muitas faixas etárias, o isolamento social faz com que os indivíduos experimentem a solidão, uma das principais causas de suicídio, especialmente entre os homens. Muitas vezes, aqueles que vivenciam o isolamento social têm dificuldade em expressar seus sentimentos aos outros e se apresentar para admitir pensamentos suicidas. Devido à ameaça percebida de isolamento, um indivíduo recorrerá ao suicídio como forma de escapar.

Pessoas de todos os sexos, idades e etnias podem estar em risco de suicídio. Os principais fatores de risco são:

– Uma história de tentativas de suicídio;

Depressão, outros transtornos mentais ou transtorno por uso de substâncias;

– Dor crônica;

– História familiar de transtorno mental ou uso de substâncias;

– História familiar de suicídio;

– Exposição à violência familiar, incluindo abuso físico ou sexual;

– Presença de armas de fogo ou outras armas de fogo em casa;

– Ter sido recentemente libertado da prisão ou prisão;

– Exposição, direta ou indiretamente, ao comportamento suicida de outras pessoas, como o de membros da família, colegas ou celebridades.