As descobertas dos pesquisadores sugerem que a frequência com que comemos frutas é mais importante para nossa saúde psicológica do que a quantidade total que consumimos durante uma semana.

A equipe também descobriu que as pessoas que comem lanches salgados, como batatas fritas, que são pobres em nutrientes, são mais propensas a relatar maiores níveis de ansiedade.

Publicado no British Journal of Nutrition, o estudo entrevistou 428 adultos de todo o Reino Unido e analisou a relação entre o consumo de frutas, vegetais, lanches doces e salgados e sua saúde psicológica.

Saúde psicológica

Depois de levar em consideração fatores demográficos e de estilo de vida, como idade, saúde geral e exercícios, a pesquisa descobriu que tanto frutas ricas em nutrientes quanto lanches salgados pobres em nutrientes pareciam estar ligados à saúde psicológica. Eles também descobriram que não havia associação direta entre comer vegetais e saúde psicológica.

Com base na pesquisa, quanto mais as pessoas comiam frutas, menor a pontuação para depressão e maior para o bem-estar mental, independentemente da quantidade total de frutas ingeridas.

Lapsos mentais diários

As pessoas que frequentemente comiam alimentos salgados pobres em nutrientes (como batatas fritas) eram mais propensas a experimentar “lapsos mentais diários” (conhecidos como falhas cognitivas subjetivas) e relatar menor bem-estar mental. Um maior número de lapsos foi associado a maiores sintomas relatados de ansiedade, estresse e depressão e menores escores de bem-estar mental.

Por outro lado, não houve ligação entre esses lapsos de memória diários e a ingestão de frutas e vegetais ou lanches doces, sugerindo uma relação única entre esses lanches salgados pobres em nutrientes, lapsos mentais diários e saúde psicológica.

Exemplos desses pequenos lapsos mentais cotidianos frustrantes incluíam esquecer onde os itens foram colocados, esquecer o propósito de entrar em certas salas e ser incapaz de recuperar nomes de conhecidos cujo nome estava na ‘ponta da língua’.

Outro estudo

Outros estudos encontraram uma associação entre frutas e vegetais e saúde mental, mas poucos analisaram frutas e vegetais separadamente – e menos ainda avaliam a frequência e a quantidade de ingestão. Tanto as frutas quanto os vegetais são ricos em antioxidantes, fibras e micronutrientes essenciais que promovem a função cerebral ideal, mas esses nutrientes podem ser perdidos durante o cozimento.