O Instituto de Pesquisas em Neonatologia Paulo Roberto Margotto (IPN-PRM) promove o 1º Congresso Internacional de Neonatologia do DF (Cineo) nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro na Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília/DF. Um dos temas previstos é o cuidado neurológico intensivo do recém-nascido.

Já com inscrições abertas, o evento tem previstas na programação diversas mesas redondas e oficinas com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Por meio da difusão de conhecimento, networking e trocas de experiências, o objetivo é discutir sobre os cuidados ao recém-nascido e com base nas melhores evidências científicas. O resultado do congresso será propor inovação aliada à humanização e assistência integrada entre as equipes de assistência.

Especialistas

Entre os especialistas confirmados, quatro são brasileiros. Renato Soibelmann Procianoy é pós-doutor no assunto e chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. Outro nome é o médico Gabriel Variane, coordenador da UTI Neonatal Neurológica da Santa Casa de São Paulo e fundador da Protecting Brains & Saving Futures (PBSF).

Já a médica Rita Silveira Médico é chefe da UTI Neonatal e coordenadora do Ambulatório de Neonatologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Por fim, Sérgio Marba, que é professor titular do Departamento de Pediatria da Universidade de Campinas (UNICAMP) e pesquisador da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN).

Entre os convidados internacionais, destaque para Jen-Tien Wung, médico neonatologista da Columbia University Medical Center e especialista em assistência respiratória. Em 2013, o profissional foi homenageado no Hall da Fama da Neonatologia. Também estará presente o brasileiro naturalizado canadense Guilherme Sant’Anna, PhD e professor de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade McGill, no Canadá.

Já Kathi S Randall é enfermeira, educadora, consultora em manejo do recém-nascido focado no cuidado neurológico intensivo neonatal, além de ser especialista e responsável pela Synapse Care Solutions. O último convidado é Pablo J. Sanchez, médico do Centro de Pesquisa Perinatal no The Research Institute, professor de pediatria na Faculdade de Medicina da Ohio State University e especialista em doenças infecciosas.

A expectativa é que o evento reúna mais de 500 participantes, entre médicos (pediatras, neonatologistas, intensivistas pediátricos), enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais em formação dos cursos da área da saúde que contemplem atendimento neonatal.

Sobre o IPN

O Instituto de Pesquisas em Neonatologia Paulo Roberto Margotto (IPN) foi criado por médicos neonatologistas do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), a maior unidade neonatal do DF. Tem como missão propiciar o ensino e a pesquisa em Neonatologia, compartilhando o conhecimento por meio de cursos, congressos, oficinas de simulação realística para proporcionar cada vez mais o desenvolvimento das equipes que cuidam desses bebês e de suas famílias: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

Inscrições aqui.