Em abril último estive na Itália para presenciar a evolução dos estudos sobre o tema. A esquizofrenia é uma condição mental que afeta a forma como uma pessoa age, pensa, vê e interpreta o seu entorno e como se expressa com o que sente. Uma recaída pode levar à hospitalização e outros desfechos ruins.

Foram apresentadas muitas pesquisas que estão sendo realizadas e nas quais são estudados os mecanismos bioquímicos, celulares e genéticos da neuroplasticidade cerebral em busca de diagnósticos mais precisos e nas causas da esquizofrenia, assim como o prognóstico.  Cerca de 60% a 80% da origem da esquizofrenia parece estar relacionada a fatores genéticos. Um estudo publicado na revista Nature por um consórcio internacional de cientistas revelou que existem pelo menos 120 genes envolvidos com a esquizofrenia. A etiologia da esquizofrenia permanece imprecisa, contudo, existem diversas hipóteses a respeito. Diferentes estudos sugerem a desregulação de neurotransmissores na gênese da patologia.

Diversos estudos sobre o tema

Estudos mostraram associação entre biomarcadores de estresse oxidativo e resposta ao tratamento farmacológico em pacientes com esquizofrenia no contexto de suas informações clínicas, dados demográficos e estilo de vida.

Foram mostrados vários estudos de esquizofrenia resistente ao tratamento, como também vários estudos em populações de alto risco para esquizofrenia na oportunidade de entender a dinâmica da doença.

Aproximadamente 30% das pessoas com esquizofrenia não respondem ao tratamento antipsicótico de primeira linha, o que pode afetar o curso da doença. A esquizofrenia resistente ao tratamento (TRS) denota pacientes com falha em responder a pelo menos dois ensaios adequados de diferentes antipsicóticos. A clozapina é um medicamento único aprovado para o tratamento da esquizofrenia resistente ao tratamento, no entanto, 1/3 dos pacientes não respondem à clozapina. Embora diferentes estratégias tenham sido propostas para o tratamento da esquizofrenia resistente à clozapina, vários estudos em fase I, II e III estão sendo desenvolvidos e testados com novas substâncias medicamentosas.

Progresso nas pesquisas

Nas últimas duas décadas, os pesquisadores fizeram progressos na identificação e no uso de tratamentos eficazes, incluindo psicoterapia, farmacoterapia e tratamentos combinados. As evidências são claras de que psicoterapias e tratamentos farmacológicos podem ser muito úteis para reduzir a sintomatologia dos pacientes que sofrem de esquizofrenia.

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para esquizofrenia é um tratamento baseado em evidências projetado principalmente para se concentrar nos sintomas da psicose, como alucinações e delírios, que persistem apesar do tratamento adequado com medicação antipsicótica. A meta-análise sugere que a TCC melhora os sintomas psicóticos, os sintomas negativos e o resultado funcional.

Vários tipos de intervenções realizadas no modelo “online” foram utilizados durante a pandemia de Covid-19, tais como a Terapia Cognitivo Comportamental que, em conjunto com a farmacoterapia, mostra-se mais eficaz na melhora dos sintomas clínicos da esquizofrenia e do funcionamento global em comparação com a farmacoterapia isolada.

E MAIS…

O comprometimento cognitivo em pauta

Remediação cognitiva para tratar sintomas positivos, negativos e cognitivos da esquizofrenia. O comprometimento cognitivo é agora reconhecido como uma característica clínica adicional do transtorno. Aumento ventricular lateral e redução do volume cerebral em torno de 2% são achados estabelecidos. Mudanças funcionais do cérebro ocorrem em diferentes sub-regiões do córtex frontal e podem, em última análise, ser compreensíveis em termos de interação perturbada entre redes cerebrais de grande escala. Distúrbio neuroquímico, envolvendo a função da dopamina e a função do receptor glutamatérgico N-metil-D-aspartato, é apoiado por evidências indiretas e diretas.

Outras áreas de estudos incluem cannabis e adversidades na infância como fatores causais, se há mudança cerebral progressiva após o início e o sucesso a longo prazo da iniciativa de intervenção precoce.

Ou seja, há promissores avanços a respeito da esquizofrenia, uma boa notícia aos pacientes e familiares.