Síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. A síndrome de burnout também pode surgir quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.

Traduzida do inglês, a palavra burn quer dizer queima e a palavra out significa exterior. Trata-se de uma síndrome comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

Sintomas

A síndrome de burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.

Como pode resultar em estado de depressão profunda, é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Programações

A hipnose clínica é uma ótima opção para o tratamento da síndrome de burnout, pois é uma ferramenta que utiliza uma linguagem capaz de gerar novas perspectivas nos pacientes por meio do estado alterado de consciência, em que o profissional consegue ter acesso a dores e traumas de forma mais leve e segura.

Quando é encontrada a programação negativa que está afetando a vida daquele paciente, esse evento é ressignificado e, no lugar, são instaladas programações positivas. A hipnose é um tratamento que não utiliza medicamentos, garantindo assim o bem-estar do indivíduo, que não se fragiliza com os efeitos colaterais dos remédios.