É comum ficar com o “baby blues” por cerca de duas semanas após o nascimento do bebê. Depois disso, você ficará sem sono e poderá se preocupar com seu bebê, lutar com a amamentação, sentir que não está recebendo ajuda suficiente. Mas a depressão é mais grave e, geralmente, as mulheres não a reconhecem rapidamente. Caso esteja com um humor diferente do seu estado normal por mais de duas semanas seguidas, peça ajuda.

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF), um painel de especialistas, recomenda terapia cognitivo-comportamental (TCC) para novas mães que ficam deprimidas, que se concentra na mudança de padrões de pensamento ou terapia que investiga como você está se relacionando com os outros.

Seu ginecologista ou uma enfermeira ou profissional de saúde provavelmente perguntará se você está apresentando sintomas de depressão, como sentir-se entorpecido quando está com seu bebê. Um relatório anterior da USPSF sugeriu que os médicos examinassem as novas mães em busca de depressão, porque ela é muito comum e subtratada. Até uma em cada sete mulheres desenvolve sintomas durante a gravidez ou durante o primeiro ano após o parto, mas até metade dessas mulheres pode esconder seus sentimentos.

É apenas “baby blues”?

Cerca de três a cinco dias após o nascimento, podem ocorrer alterações hormonais que causam choro, ansiedade, irritabilidade e inquietação ou sensação de estar sobrecarregado. Esse sentimento, chamado de baby blues, atinge até 80% das mães. Pode durar algumas horas por dia e desaparecer em cerca de duas semanas.

Quais são os sintomas?

Se o seu baby blues durar mais de duas semanas, fale com o seu médico. Não espere pelo próximo check-up.

A depressão, chamada de depressão pós-parto, pode se instalar até um mês após o parto e durar anos. Embora se pensasse que terminaria após um ano, novas evidências baseadas em quase 5.000 mães descobriram que até um quarto das mães lutava com seu humor três anos após o parto.

Isso soa como você (ou um ente querido)?

  • Você chora com frequência, sentindo-se sem esperança, triste, sem valor ou sozinho na vida.
  • Você questiona se fez a escolha certa para ter o bebê e acha que não está fazendo um bom trabalho.
  • Você não se sente perto de seu bebê.
  • Você perde o apetite.
  • Você tem ataques de pânico com respiração pesada.
  • Você está com raiva e pronto para uma luta.

Fatores de risco

Se você tem transtorno bipolar, depressão ou ansiedade, o risco de alterações de humor após o nascimento aumenta em cerca de um terço . Se você teve sintomas de depressão após um nascimento anterior, também é provável que isso aconteça novamente. A história familiar de depressão pós-parto também conta.

Seu bebê precisa que você fale. Sua depressão afeta sua família. Evidências sugerem, por exemplo, que a depressão da mãe interfere na amamentação e a torna menos propensa a perceber e responder a um rosto de bebê feliz.

Estudos também descobriram que a depressão durante a gravidez pode aumentar o risco de problemas durante o parto e levar a bebês com baixo peso ao nascer prematuros.