Pesquisadores do Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences agora investigaram como o humor das mães no período pós-parto afeta o desenvolvimento de seus filhos.

Eles descobriram que mesmo as crianças cujas mães sofrem de humor depressivo leve que ainda não requerem tratamento médico mostram sinais precoces de atraso no desenvolvimento da linguagem. A razão para isso pode ser a maneira como as mulheres falam com os recém-nascidos. As descobertas podem ajudar a prevenir déficits potenciais desde o início.

Humor depressivo pós-parto

Até 70% das mães desenvolvem humor depressivo pós-parto, também conhecido como baby blue, após o nascimento do bebê. As análises mostram que isso também pode afetar o desenvolvimento das próprias crianças e sua fala. Até agora, no entanto, não estava claro exatamente como esse comprometimento se manifesta no desenvolvimento inicial da linguagem em bebês.

Em um estudo, cientistas do Instituto Max Planck para Ciências Humanas Cognitivas e do Cérebro, em Leipzig, agora investigaram como os bebês podem distinguir os sons da fala uns dos outros, dependendo do humor de sua mãe. Essa habilidade é considerada um pré-requisito importante para os passos futuros em direção a uma linguagem bem desenvolvida.

Se os sons podem ser distinguidos uns dos outros, as palavras individuais também podem ser distinguidas umas das outras. Ficou claro que, se as mães indicam um humor mais negativo dois meses após o nascimento, seus filhos apresentam, em média, um processamento menos maduro dos sons da fala aos seis meses de idade.

Reação de incompatibilidade

As crianças acharam particularmente difícil distinguir entre tons de sílaba. Especificamente, eles mostraram que o desenvolvimento de sua chamada Resposta de Incompatibilidade foi atrasado do que naqueles cujas mães estavam com um humor mais positivo. Essa resposta de incompatibilidade, por sua vez, serve como uma medida de quão bem alguém pode separar sons uns dos outros. Se esse desenvolvimento para uma reação de incompatibilidade pronunciada for atrasado, isso é considerado uma indicação de um risco aumentado de sofrer de um distúrbio de fala mais tarde na vida.

Os resultados mostram o quão importante é que os pais usem a fala dirigida ao bebê para o desenvolvimento da linguagem de seus filhos. A fala dirigida ao bebê, que varia muito em tom, enfatiza certas partes das palavras com mais clareza – e, portanto, concentra a atenção dos pequenos no que está sendo dito – é considerada apropriada para crianças.

As mães, por sua vez, que sofrem de humor depressivo, costumam usar uma fala mais monótona, menos direcionada ao bebê. “Para garantir o desenvolvimento adequado de crianças pequenas, também é necessário apoio adequado para mães que sofrem de transtornos leves que muitas vezes ainda não requerem tratamento”, diz Schaadt. Isso não precisa necessariamente ser medidas de intervenção organizadas. “Às vezes, é preciso apenas que os pais se envolvam mais.”