O transtorno bipolar (TB) é caracterizado por alterações graves de humor. Envolve períodos de humor elevado e de depressão (polos opostos da experiência afetiva) intercalados por períodos de remissão. Está associado a sintomas físicos, cognitivos e comportamentais específicos. Hereditariedade, mudanças nos níveis cerebrais de neurotransmissores e fatores psicossociais podem estar envolvidos em sua origem.

O tema é aprofundado em novo lançamento da Sinopsys Editora, o livro ‘O que você precisa saber sobre transtorno bipolar e tem medo de perguntar’, de autoria dos psicólogos Márcio Englert Barbosa e Rodrigo Machado Rodrigues. Tem como objetivo apresentar informações e orientações pautadas na literatura científica acerca do TB a fim de desmistificar tabus.

Acessível

Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o transtorno bipolar, incluindo pacientes e sua rede de apoio, a obra explora o que se sabe sobre as suas causas, características, seus subtipos, os sintomas apresentados, os impactos no sistema nervoso central e os tratamentos mais indicados.

O lançamento faz parte da coleção ‘O que você precisa saber e tem medo de perguntar’, que visa esclarecer para não especialistas aspectos relacionados a transtornos mentais e outros assuntos comuns nos consultórios. Um de seus principais diferenciais é a sua construção, mediante perguntas e respostas mais frequentes entre a população. Pode ser usado nos contextos clínico e familiar com adolescentes e adultos. Também é útil na sala de espera dos consultórios.

Sobre os autores

Márcio Englert Barbosa é psicólogo clínico na Sensum Psicologia, professor de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutor em psicologia pela PUCRS e especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) pela Wainer Psicologia Cognitiva. Rodrigo Machado Rodrigues é psicólogo clínico na Sensum Psicologia e especialista em terapias cognitivo-comportamentais pela Wainer Psicologia Cognitiva.

Ficha técnica

Título: O que você precisa saber sobre transtorno bipolar e tem medo de perguntar

Autores: Márcio Englert Barbosa e Rodrigo Machado Rodrigues

Editora: Sinopsys

Páginas: 64