O mercado de trabalho, além de extremamente competitivo, está em constante mudança, com os profissionais necessitando evoluir a todo tempo para tentar sobressair perante a grande concorrência.

Por meio de um conjunto de técnicas e metodologias únicas o coach profissional realiza mudanças comportamentais que permitem que as pessoas aprendam, por exemplo, a manter o foco nos resultados e que estejam em constante aprimoramento no que diz respeito ao gerenciamento de conflitos.

Desenvolvimento de habilidades

É também com o bom trabalho de um coach que o profissional amplia sua capacidade de desenvolver habilidades e competências; aperfeiçoa a criatividade; e passa a ter mais controle emocional para lidar com as diferenças e definir metas e objetivos com maior clareza.

De modo geral, as técnicas aplicadas ajudam a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica, auxiliando na capacidade de identificar os problemas mais rapidamente, a aproveitar suas capacidades na plenitude e, assim, alcançar os resultados esperados.

Há pesquisas que apontam que cerca de 70% dos problemas nas organizações tem relação direta ou indireta com problemas de comunicação.

Sendo assim, ter no quadro de profissionais pessoas que saibam se comunicar é uma excelente maneira de gerenciar os problemas.

Outro campo trabalhado é a capacidade de gerenciar pessoas, uma vez que a liderança qualificada exige o entendimento e respeito ao outro indivíduo. Lidar com o pessimismo também é um desafio em qualquer ambiente profissional.

Fortalecimento emocional

Algumas pessoas, por uma série de motivos, focam a vida no negativo, sempre pensando no que pode dar errado. Isso acaba atrapalhando não só ela, mas a equipe que está ao seu lado, que se sente desencorajada a seguir em frete ou de arriscar.

O profissional com esse pensamento passava enxergar tudo na vida sempre o copo meio vazio. O trabalho desenvolvido por um coach consegue fazer, entretanto, com que as pessoas voltem a ser forte emocionalmente e não se abatam diante de cenários ruins ou possíveis e inevitáveis obstáculos.

De forma geral, o profissional de coaching sabe explorar as competências e capacidades de uma pessoa para que ela alcance um objetivo.

Assim, ao ter esse auxilio, a pessoa aprende a lidar plenamente com o seu verdadeiro potencial, passando a ser dono do próprio cérebro, emoções e habilidades.

Com isso, consegue desativar a bomba interna abarrotada de crenças limitantes, que estão sempre prontas para desencorajá-la a tirar o melhor proveito das situações.

Crenças limitantes

Essas crenças são pensamentos, compreensões, evidências que se tornam verdades absolutas. A pessoa passa a achar que nada vai dar certo, que tudo é muito difícil para ela e que para os outros tudo acontece como planejado.

Ao superar e assumir as chamadas crenças positivas, ela ganha força e consegue se manter otimista diante de qualquer cenário. A partir daí o profissional passa a ter em mente que todo o pensamento traz com ele algum dispositivo emocional, a favor ou contra, e que ele deve utilizar esse recurso para se motivar. Ou seja, o importante será o significado que dará ao que está enfrentando.

A maioria não tem essa consciência, mas dar importância ao que os outros vão pensar afeta diretamente a segurança emocional. Normalmente, pessoas que se importam muito com o julgamento dos outros enfrentam um problema de autoestima baixa, que não é algo herdado, mas construído ao longo do tempo, motivado por causas externas.

Por meio de técnicas aplicadas por um coach é possível adquirir mais confiança em suas próprias capacidades de realizar tarefas. E, somente quando aprender a romper os padrões destrutivos de pensamento, ela conseguirá transformar a própria vida, tornando-se mais confiante e, assim, sendo capaz de ir verdadeiramente atrás de seus sonhos e objetivos.

Combater a procrastinação

Outro desafio enfrentado no âmbito profissional e que tem no trabalho de um coaching uma importante ferramenta de combate é a “arte” de procrastinar.

Por conta das distrações que surgiram com o avanço da tecnologia e mídias sociais, as pessoas criaram o mal habito de deixar para depois ou, popularmente, “empurrar com a barriga” uma tarefa que deve ser feita, uma decisão que deve ser tomada ou um trabalho que deve ser concluído.

A utilização da frase “amanhã eu faço” é usada de forma recorrente e esse amanhã nunca chega. O resultado disso o estresse e o fim da paz de espírito, já que a pessoa se sente culpada do comportamento inadequado.

A maioria adia algo que deve ser feito ou porque se trata de uma questão difícil, ou porque consome muito tempo ou, no seu modo de ver, por ser algo desagradável.

Por um tempo, essa atitude pode até trazer algum sentimento agradável, já que ela evita algo que não queria fazer, porém, ao mesmo tempo a pressão na mente por ter algo não concluído aumenta a cada dia. É um ciclo. No início, ela consegue deixar de lado. Depois de um tempo, passa a tentar deixar de lado, até que chega um ponto que ela não consegue mais ignorar e é tomada por aquilo.

O coach ajuda as pessoas a trabalharem o excesso de procrastinação, atuando principalmente na manutenção da motivação. Ele faz com que os profissionais entendam a origem desse sentimento negativo, que normalmente é causado pela ansiedade de focar no resultado final.

E MAIS…

Um trabalho com efeito multiplicador

Um bom coach influencia não apenas o campo profissional, mas, também no pessoal, afinal de contas, se o lado pessoal não estiver em boas condições, o profissional pode ser afetado negativamente e vice-versa.