Fazer carreira no esporte não é tarefa simples. Além de muito treino físico, estudo técnico e equilíbrio emocional, também é importante contar com apoio profissional para a gestão da carreira. Isso já é sinônimo de impulso nos resultados profissionais, mas existem técnicas que ajudam a acelerar ainda mais esses resultados, como o neurobusiness, segundo o empresário do futebol Emerson Zulu.

O neurobusiness é um campo da ciência derivado da neurociência comportamental, responsável por estudar a atividade cerebral no mundo empresarial. Ele abrange áreas como neuroeconomia, neuromarketing, neurogestão e neuro RH para otimizar o desempenho ao entender processos neurais em decisões, gestão, marketing, entre outros.

De acordo com Emerson Zulu, especializado em gestão de carreira de jogadores baseada em princípios do neurobusiness na Strategic Sports, entender o cérebro ajuda a refinar estratégias para a carreira. “O cérebro é um grande aliado para gestores, especialmente em carreiras como no futebol, que precisam de muita estratégia e boas tomadas de decisões. O neurobusiness permite uma gestão mais eficaz e alinhada às necessidades do jogador e do mercado”, afirma.

Habilidades

Ele complementa que entender melhor os processos cerebrais permite estimular habilidades como a tomada de decisões, a produtividade, uma gestão mais estratégica, atenção para a revisão de contratos, entre outros, ou desestimular outras, como instabilidade emocional. Tudo isso ajuda a melhorar tanto o desempenho em campo quanto questões mais técnicas da carreira, como negociações e direcionamento. “Entender melhor a mente também nos permite orientar melhor os jogadores sobre o controle emocional e a tomada de decisões em campo, o que impacta diretamente seus resultados e ajuda a impulsionar sua carreira”, destaca.

Emerson Zulu é agente licenciado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem licença como agente também na Espanha e Inglaterra. Entre seus empresariados, está o jogador Emerson Royal, que atuou no Barcelona e na seleção brasileira e atualmente está no Tottenham. Além dele, são empresariados jogadores do Santos, Corinthians, Atlhetico Paranaense, São Paulo e Roma.

Explique como o neurobusiness funciona na prática.

O neurobusiness na prática envolve a aplicação de princípios da neurociência no mundo dos negócios para entender melhor o comportamento humano, tomar decisões mais embasadas e otimizar estratégias de marketing, gestão e vendas.

De que forma o neurobusiness contribui para a saúde mental dos atletas?

O neurobusiness pode contribuir para a saúde mental dos atletas ao oferecer técnicas para gerenciar o estresse, melhorar o foco e a concentração, aumentar a resiliência emocional e promover um ambiente psicologicamente seguro.

Cite alguns exemplos práticos de como o neurobusiness contribui para o futebol, seja para os gestores na área, seja para os jogadores.

No futebol, o neurobusiness pode ajudar os gestores a entenderem melhor o comportamento dos torcedores para adaptar estratégias de marketing. Para os jogadores, pode oferecer treinamentos de mentalidade e concentração para melhorar o desempenho em campo. Poderia ser utilizado também para capacitar funcionários e na contratação de um staff alinhado com as necessidades da empresa e dos atletas.

E quando ele não está presente, quais são as possíveis consequências negativas?

Quando o neurobusiness não está presente, as consequências negativas podem incluir decisões comerciais menos eficazes, menor desempenho dos atletas devido a problemas de saúde mental não abordados e uma falta de compreensão do comportamento do mercado.