Estudo revela que neurobusiness pode transformar empresas por meio de conceitos da neurociência.

Estudo publicado na Revista Científica Multidisciplinar Ciencia Latina, conveniada ao Grupo Redilat, revela como o neurobusiness pode ajudar empresários a potencializarem seus negócios a partir de um marketing inteligente e inovador.

Segundo a pesquisa, o neurobusiness tem como base a aplicação das neurociências nos negócios em geral. “Estuda-se o comportamento do cérebro no contexto empresarial e financeiro, promovendo novas teorias e trazendo o entendimento sobre o cérebro na tomada de decisão e sua reação a fatores muitas vezes imprevisíveis.”

Para os autores, dentro de neurobusiness, há ramificações, como neuroeconomics, neurotourism, neuromarketing, neromanagement e neurohumanresources. “O estudo das áreas do cérebro e sobre como os neurotransmissores agem no contexto de negócios é de suma importância para formular novas teorias e embasar conhecimentos existentes. Podemos mapear perfis de modo a otimizar uma campanha de marketing, por exemplo, ou como subsídio na contratação de um vendedor”, revela trecho do artigo.

O neurobusiness é uma tendência de mercado que pode contribuir para os resultados de diversos empresários ao redor do mundo. De acordo com os autores, após estudarem o comportamento do cérebro no contexto empresarial e financeiro, foi entendido que é possível aplicar conceitos da neurociência, já conhecidos por pesquisadores, nos negócios em geral.

“A neurociência veio para mostrar o caminho ao mundo executivo. Resultados podem ser estimulados usando o neurobusiness como fonte de conhecimento, criando novas técnicas e abordagens, esquematizando a tomada de decisão.”

Conforme o estudo, mesmo com tanta empolgação, é necessário ter em mente que a transformação a partir das estratégias do neurobusiness é um trabalho diário, não sendo fonte de eventos miraculosos.

“Sabemos como estimular o cérebro, os neurotransmissores, mas o material humano é uma incógnita e o acaso é evento possível. Ainda assim, estaremos mais preparados e prontos para utilizar o cérebro a nosso favor, podendo utilizar o neuromarketing para captar novos clientes, novos leads, utilizar neurovendas para concretizar o negócio, neuromanagement para otimizar processos e diminuir custos e tantos outros conceitos aqui apresentados. O cérebro é o futuro, a revolução dos negócios.”

O artigo ‘El neurobusiness y su aplicación como medio para optimizar el negocio’, que em português significa ‘O neurobusiness e sua aplicação como meio para otimizar os negócios’, tem como autores Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Jennifer Aline Silva de Paula e Eduardo António de Souza Campos.